Prefeitura comandava retirada de madeira de terra indígena no MA

De Belém e São Paulo

Um grupo armado controlava a entrada e saída de caminhões na terra indígena Alto Turiaçu, no norte do Maranhão. A extração de madeira era liberada, desde que madeireiros se cadastrassem e pagassem R$ 150 por viagem.

O controle era feito pela Prefeitura de Maranhãozinho, segundo a Polícia Federal, que em dezembro indiciou o então prefeito e outras dez pessoas sob suspeita de participação no esquema.

A PF diz que índios tinham conhecimento e participavam da atividade, mas nenhum foi identificado até o momento. Também havia policiais militares no grupo, de acordo com as investigações.

A prefeitura chegava a dar um tíquete a madeireiros para permitir que entrassem na área, diz o delegado Alexandre Lucena, do grupo de combate ao crime organizado.

Ele diz que a prática já estava “institucionalizada”. Por dia, cerca de 20 caminhões entravam na área, onde vivem índios da etnia ka’apor, awá-guajá, tembé e timbira.

O ex-prefeito Josimar Cunha Rodrigues (PR) nega qualquer controle de extração ilegal feito em sua gestão.

Diz que a PF confundiu-se com a fiscalização feita pela prefeitura sobre o tráfego de caminhões em estradas vicinais próximas à terra indígena.

Neste ano, assumiu o prefeito José Auricélio Leandro, do mesmo partido de Rodrigues.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1220676-prefeitura-comandava-retirada-de-madeira-de-terra-indigena-no-ma.shtml

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.