Direitos Humanos do Rio pede investigação em caso de racismo na BMW

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio informou hoje que vai enviar um ofício à chefe da Polícia Civil do Estado para que abra um inquérito para investigar o suposto caso de racismo ocorrido há duas semanas em uma concessionária BMW Autocraft na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.

Em nota de repúdio, a pasta ainda defendeu que o possível crime seja denunciado ao Ministério Público.

O consultor Ronald Munk, 55, e a mulher Priscilla Celeste, 53, afirmam que seu filho mais novo, de sete anos, foi vítima de racismo no local. O menino, filho adotivo do casal, é negro.

Representantes da concessionária, em e-mail enviado à família, se desculparam e classificaram o episódio como um “mal-entendido”.

Priscilla relata que ela e o marido conversavam com o gerente de vendas da concessionária sobre a compra de um novo carro quando o filho, que estava distante dos pais, se aproximou.

Segundo ela, o gerente mandou o menino sair da loja e, voltando-se para o casal, justificou a atitude, dizendo que “eles pedem dinheiro, incomodam os clientes”. Munk disse então ao gerente que o menino era seu filho e a família deixou a loja.

O casal encaminhou uma queixa ao grupo BMW, que notificou a concessionária.

Eles decidiram criar no último fim de semana uma página no Facebook, “Preconceito racial não é mal-entendido. É crime”, para contar a história. Nesta sexta-feira, a página já tinha quase 89 mil seguidores.

Priscilla disse que o caso não foi registrado na polícia para preservar o filho, mas a que família ainda estuda a medida.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1220820-direitos-humanos-do-rio-pede-investigacao-em-caso-de-racismo-na-bmw.shtml

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.