Tragédia em Gurupá, no Marajó, expulsa ambientalista

Por Ismael Moraes, em Ver o Fato

Sempre brinquei com a presença improvável, como morador com residência fixa, em Gurupá, do antropólogo francês Jean Marie Etienne Royer, de quem me tornei grande amigo. Homem culto, muito afável, gentil e simpático – outras improbabilidades em se tratando de um francês.

Após retornar da França quando a sua esposa, a adorável Benedita, cabocla gurupaense não se adaptara ao clima da costa mediterrânea da região de Marselha, investiu tudo o que tinha comprando uma pequena faixa de floresta dentro da área urbana de Gurupá, e preservando as várias nascentes que ali existiam. Isso o fez tornar-se a única referência em ambientalismo e ecologia naquela região.

Os professores das escolas públicas davam aulas de meio-ambiente e ecologia levando os alunos em passeios ao Sítio Jacupi, nome dado carinhosamente ao local. Qualquer visitante mais refinado que chegasse a Gurupá era levado ao Jacupi, onde se podia ouvir boa música, comer comidas diferentes, e ficar “dentro da natureza”, de molho em igarapés ou no próprio Rio Amazonas.

Mas pessoas com poder político e econômico se incomodavam com o francês: o Sítio Jacupí, com seus mais de 1 milhão de metros quadrados de floresta preservada impedia que a especulação imobiliária se estendesse; tornou-se barreira à devastação das outras áreas mesmo além-Jacupí.

Vereadores, empresários e outros grupos nada edificantes premiados com verbas para os projetos “Minha Casa Minha Vida” foram “prejudicados”, porque terrenos valiosos, como o próprio Jacupí, não podiam ser devastados. Era necessário expulsar Jean Marie de Gurupá.

Tornou-se diária toda forma de perturbação usando pequenos delinquentes: invasões, ameaças, ofensas, furtos. Até que há 3 anos a esposa Benedita foi assaltada dentro da propriedade. Brutalmente espancada, sofreu grave concussão por violentas coronhadas, que a seqüelaram com problemas neurológicos até hoje.

Ontem, um grupo formado por cerca de 10 adolescentes e adultos invadiram a propriedade e tentaram entrar em sua casa, onde estavam a esposa, uma filha adolescente e outra de 24 anos. Desesperado, Jean Marie atirou pra cima, tentando intimidar os agressores. Um adolescente de 14 anos, que fazia parte da invasão, mas estava oculto em um galho, foi atingido e faleceu.

Os invasores retrocederam, mas retornaram com uma horda que, disposta a matar a família inteira, roubou tudo o que havia na casa e depois ateou fogo, destruindo tudo.

A polícia protegeu a família que se refugiou na delegacia, ameaçada até altas horas da noite de linchamento. O comando da PM enviou reforço de Breves, que os resgatou. No final do dia de hoje, o juiz de direito da Comarca de Gurupá, concedeu liberdade provisória a Jean Marie, que responderá o processo em liberdade.

Então, Gurupá poderá seguir a sua história de devastação sem mais nenhum percalço.

Ismael Moraes é advogado.

 * * *
Um vídeo do sítio: tudo destruído após morte de menor

Enviado para Combate Racismo Ambiental por Florencio Almeida Vaz Filho.

 

Comments (4)

  1. “Ola sou do municipio, o fato foi que não foi áh familia que saqueram o fizeram furtos, foi outros deliquêntes pelo oque eu sei, esses saqueadores foram no local se aproveitar desse momento que jean marie tinha ido se entregar áh delegacia, aparti dai começou áh invasão e começaram tbm, áh destruirem áh reserva ambiental, fato é que jean marie ja tinha informado e avisado diversas vezes pra não invadirem o local, tanto que era protegido com arames farpados, num entanto no dia do ocorrido, o garoto estava fora da area do patrimônio de jean marie, meus pênsames aos familiares, de joão paulo, oque ouve foi uma fatalidade, jean marie tava certo em uns ponto mais tbm estava enrrado em outros, por conta da área dele, não era toda area do jacupi só algumas parts, so que ele deixava sim passarem pelo igarapé, só que alguns nâo respeitavam a reserva por isso que acontecer essa tragédia, sinto muito pelo ocorrido, a reserva agora se tornou um lugar silêncioso e continua sendo uma reserva mais a ponte a qual acessava áh area da casa foi cortada e o bar & restaurante hangar foi pegado fogo visitei o local em 2015 tava um verdadeiro desastre, bom era isso meu obrigado.

  2. É triste ver pessoas q não saber de nada contando menitras aqui. Chamando meu irmão de bandido. Ele era apenas uma criança. Essa matéria é totalmente mentirosa vai procura oq fazer além de tá contando mentira aqui o meu irmão tinha familia e só nós saber a verdade

  3. Car@s,
    re-publicamos a informação tal como a recebemos e informando inclusive sua origem.
    Caso haja algum equívoco, informem por gentileza.

  4. Suas informações estão deturpadas e não relatam a verdade. O fato não se deu dessa forma. Faça opinião com seriedade e responsabilidade e respeite a dor dessa família que é vitima!!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.