RJ – Seminário “Injustiças Ambientais, Poluição e Indústria do Petróleo: Como isso afeta nossa saúde e a Baía de Guanabara?”, de 18 a 20/01

Foto: TS Photography/Getty Images

O Seminário “Injustiças Ambientais, poluição e indústria do petróleo: como isso afeta nossa saúde e a Baía de Guanabara?” é um evento organizado pelo Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas cercanias da Baía de Guanabara (FAPP-BG),  com o objetivo de articular as perspectivas de múltiplos atores na análise dos impactos da indústria do petróleo e de grandes projetos de “desenvolvimento”, tais como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), o Plano de Antecipação da Produção de Gás (PLANGAS), a Ampliação da Refinaria Duque de Caxias (REDUC) e o Arco Metropolitano.

Este evento dá continuidade aos debates iniciados no “Seminário 50 anos de REDUC: ganhos, perdas e danos”, ocorrido em setembro de 2011, que resultou na criação do FAPP-BG. Dentre as estratégias definidas durante o “Seminário 50 anos de REDUC”, e posteriormente nas discussões do FAPP-BG, estão o monitoramento constante das atividades da indústria petrolífera e petroquímica na Baía de Guanabara e suas cercanias (que compreende a reivindicação por acesso à informação e participação nas decisões relativas às atividades industriais), e a realização permanente de discussões em nível nacional e internacional sobre os impactos da indústria do petróleo e petroquímica, assim como sua relação com o modelo energético e de desenvolvimento brasileiro.

O Seminário, cuja abordagem é participativa e colaborativa, objetiva aprofundar os debates já em andamento, particularmente aqueles relacionados à poluição e saúde, indicando novas perspectivas de ação para o FAPP-BG em 2013/2014. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou no próprio dia do evento. Serão oferecidos certificados aos participantes.

No dia 18/01 ( sexta-feira) será realizado pela manhã (10h30min) um ato público em memória aos 13 anos do vazamento de óleo na Baía de Guanabara e suas consequências. À noite, no salão da Catedral de Santo Antônio ( Avenida Presidente Kennedy, centro, Duque de caxias) será realizada a mesa de abertura, com o tema “Conflitos ambientais relacionados à indústria do petróleo e petroquímica nas cercanias da Baía de Guanabara”. No dia 19/01 ( sábado), na Casa de Retiro São Francisco de Assis – Centro de Formação da Diocese de Duque de Caxias ( Rua Benjamin da Rocha Junior,6, São Bento, Duque de Caxias – Rua da FEUDUC), acontecerão a mesa Poluição, saúde e indústria do petróleo e grupos de trabalho. As atividades se iniciarão às 8h30min e serão encerradas às 18h30min.

 

PROGRAMAÇÃO

18/01/2013– SEXTA-FEIRA

MANHÃ

10h. Ato público em memória aos 13 anos do vazamento de óleo na Baía de Guanabara e suas consequências.

Local: Edifício-sede da PETROBRAS. Avenida Chile, Rio de Janeiro.

OBS: Serão disponibilizados dois ônibus saindo de Duque de Caxias às 8h.

NOITE

Local: Catedral de Santo Antônio ( salão). Avenida Presidente Kennedy, Centro, Duque de Caxias

18h. Credenciamento

18h30min. Mesa de abertura. Conflitos ambientais relacionados à indústria do petróleo e petroquímica nas cercanias da Baía de Guanabara.

20h30min – Lançamento do Livro em CD “50 anos da Refinaria Duque de Caxias e a expansão da indústria petrolífera no Brasil: conflitos socioambientais no Rio de Janeiro e desafios para o país na era do Pré-sal”.

 

19/01/2013 SÁBADO

Local: Casa de Retiro São Francisco de Assis – Centro de Formação da Diocese de Duque de Caxias. Rua Benjamin da Rocha Junior,6, São Bento, Duque de Caxias ( Rua da FEUDUC).

MANHÃ

08h30min. Mística de abertura (com exibição de imagens).

9h. Resgate do debate geral do dia anterior.

9h15min. às 9h30min. Relatoria Direitos Humanos e Meio Ambiente.

9h30min. Mesa de debate: Poluição, saúde e indústria do petróleo, com participação de especialistas e movimentos sociais, abordando os seguintes temas:

Poluição atmosférica na Baixada Fluminense

Estudos epidemiológicos e vigilância popular em saúde

Águas de produção das plataformas e descartes de efluentes da REDUC

12h. – ALMOÇO

TARDE

13.15h – Exibição de vídeo

13h30min – Grupos de trabalho: Problematizando experiências e desafios relacionados aos riscos e danos da indústria do petróleo

GT1 Poluição, estudos epidemiológicos e vigilância popular em saúde.

GT2 Poluição do ar e saúde.

GT3 Poluição do solo e saúde.

GT4 Poluição das águas e saúde.

15h30min. Relatos dos grupos de trabalho, discussão e votação de propostas envolvendo estratégias e ações.

17h.30min. Sistematização e encerramento.

18h Atividade cultural

20/01/2013– DOMINGO

Local: Casa de Retiro São Francisco de Assis – Centro de Formação da Diocese de Duque de Caxias. Rua Benjamin da Rocha Junior,6, São Bento, Duque de Caxias.

9h Redação do documento final do seminário.

12h. Mística de encerramento e almoço.

 

 

ORGANIZAÇÃO: Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara ( FAPP-BG)

FAPP-BG: O que é?

O Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas cercanias da Baia de Guanabara (FAPP-BG), foi instituído em abril de 2012 como resultado das discussões realizadas por representantes de movimentos sociais, organizações de pescadores, moradores, sindicatos de trabalhadores, ONGs, entidades ambientalistas, pesquisadores universitários, professores e estudantes do entorno da Baía de Guanabara durante e após o “Seminário 50 anos de REDUC: ganhos, perdas e danos, ocorrido em setembro de 2011.

Seu objetivo geral é garantir maior controle social e participação da população e grupos afetados nas decisões relativas às atividades industriais particularmente relacionadas à indústria do petróleo e petroquímica na Região. O FAPP-BG é assim um espaço articulador de múltiplos sujeitos sociais que se sentem envolvidos com essa luta.

Enviada por Leila Salles da Costa.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.