“Marxismo, Conhecimento Histórico e Realidade Social”, no XXVII Simpósio da ANPUH: Natal, Rio Grande do Norte, 22 a 26/07/2013

O Simpósio temático “Marxismo, Conhecimento Histórico e Realidade Social” é proposto pelo Grupo de Trabalho História e Marxismo com o objetivo de propiciar um espaço de diálogo entre análises históricas, perspectivas teóricas e abordagens metodológicas que tenham como referência a dialética e o materialismo histórico procurando, ao mesmo tempo, contribuir para ampliar o alcance dos objetos e campos de análise histórica.

Nesta perspectiva, o tema geral de Simpósio Nacional de História permite uma reflexão que articule o debate teórico em torno da construção e reconstrução do conhecimento histórico e sobre os impasses e desafios colocados pela realidade social. O estágio atual da crise mundial do capitalismo e suas dramáticas consequências sociais recolocam permanentemente a necessidade da compreensão histórica dos processos em curso, de seus antecedentes e suas determinações históricas.

A crítica da economia política elaborada por Marx, ao assinalar os limites e contradições da sociedade capitalista, estimula e dá elementos para a produção de um conhecimento comprometido com a sua superação. A reflexão teoricamente orientada pela ênfase na luta de classes permite colocar em destaque embates hegemônicos, conflitos e negociações, assim com a produção de consensos que, ativados a partir de relações sociais com as quais se articulam e que também nos interessa discutir, moldam a realidade social e produzem efeitos inequívocos nas distintas instâncias da realidade.

Este Simpósio pretende reunir trabalhos que apresentem reflexões históricas, com ênfase em aspectos teóricos ou empíricos, orientadas a partir desta perspectiva, em diferentes temporalidades e espacialidades. Interessa-nos em especial refletir sobre os processos de dominação e resistência, sobre as revoluções sociais e as contra-revoluções, sobre o desenvolvimento do capitalismo e suas interfaces e sobre a ação dos sujeitos e relação com a estrutura social.

Justificativa: O Grupo de Trabalho História e Marxismo procura congregar historiadores e pesquisadores dedicados a analisar contribuições teóricas no âmbito do marxismo e/ou processos históricos e sociais relacionados aos referenciais teóricos do marxismo (proposta aprovada em Plenária da ANPUH, 2007, São Leopoldo-RS).

Participamos ainda, com programação própria, desde 2006, de Simpósios Regionais da ANPUH no Rio de Janeiro , do Rio Grande do Sul, da Bahia, de Goiás e do Paraná. Desta forma, desde 2006 o Grupo de Trabalho História e Marxismo vem cumprindo as exigências formais, organizando simpósios temáticos nos encontros regionais de vários estados. Nestes eventos contamos com a participação de professores/pesquisadores de vários estados (sobretudo Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais), de modo que o GT História e Marxismo vem se consolidando como um espaço de intercâmbio e diálogo profícuo. O Grupo de Trabalho História e Marxismo é responsável ainda pela edição da Revista História & Luta de Classes, com publicação periódica semestral ininterrupta desde 2005, tendo já 14 edições publicadas, vasta circulação e abrangência nacional.

Coordenadores: CARLA LUCIANA SOUZA DA SILVA (Pós-doutor(a) – UNIOESTE), VIRGINIA FONTES (Doutor(a) – Universidade Federal Fluminense e EPSJV/FIOCRUZ)

Bibliografia:

ALMEIDA, Gelsom Rozentino de. História de uma década quase perdida. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia: ensaios. Bauru: Edusc, 2005.
COELHO, Eurelino. Uma esquerda para o capital. Feira de Santana: UEFS Editora / São Paulo: Xamã, 2012.
DIAS, Edmundo Fernandes. Política brasileira: embates de projetos hegemônicos. São Paulo, Instituto José Luis e Rosa Sundermann, 2004.
FONTANA, Josep. A história dos homens. Bauru: EDUSP, 1998.
FONTES, Virginia. Reflexões im-pertinentes e O Brasil e o Capital-Imperialismo. RJ: ESPJV / EDUFRJ, 2010.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. 6 Volumes. RJ: Civilização Brasileira, 2001-2002.
HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1976.
LUKACS, G. Ética, estética y ontologia. Buenos Aires, Colihue, 2007.
LENIN. Vladimir Ilitch. O Estado e a revolução. São Paulo: Global, 1986.
MACIEL, David. A argamassa da ordem: da Ditadura Militar à Nova República (1974-1985). São Paulo. Xamã, 2005.
MARX, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. 2a. ed., São Paulo: Boitempo, 2008.
MARX, Karl. O capital. Crítica da economia política. Livro 1. O processo de produção do capital. V. II. São Paulo. Bertrand Brasil, 1987.
MENDONÇA, Sonia Regina. (Org.) O Estado brasileiro: agências e agentes. Niterói. EdUFF, Vício de Leitura, 2005.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo / Campinas: Unicamp, 2002.
NEVES, Lucia Maria Wanderley. (Org.) A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. SP, Xamã, 2005.
POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. 4ª ed. São Paulo, Paz e Terra, 2000.
SILVA, Carla Luciana. Veja: o indispensável partido neoliberal. Cascavel: Edunioeste, 2010.
WOOD, Ellen. Democracia contra capitalismo. SP. Boitempo, 2003.

http://www.snh2013.anpuh.org/simposio/view?ID_SIMPOSIO=1119

Enviada por Carla Luciana Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.