Milhares de gregos e imigrantes desfilam contra racismo

Fotografia © REUTERS/Yorgos Karahalis

por Lusa

Milhares de gregos e imigrantes participaram hoje num desfile pacífico no centro da capital, Atenas, em protesto contra o racismo e as agressões xenófobas protagonizadas por elementos de extrema-direita no país.

Segundo a televisão pública NET, cerca de três mil pessoas aderiram ao protesto organizado por associações de esquerda, comunidades de imigrantes, autarquias e o partido de esquerda Syriza, que está na oposição.

Um imigrante congolês de 35 anos, Gildas Batola, disse à France Presse que “a polícia é como os nazis”, afirmando ter sido vítima de uma agressão racista e preso quando tentou fazer queixa.

“Neonazis fora”, “fascismo nunca mais” e “fim dos ataques racistas” são algumas das palavras de ordem nas faixas que os manifestantes seguravam.

Na semana passada, um bombeiro de 29 anos e um outro homem de 25 foram presos após a morte de um imigrante paquistanês, esfaqueado na madrugada de quinta-feira em Atenas.

A embaixada dos Estados Unidos na Grécia avisou os norte-americanos residentes no país que estão em risco de sofrer agressões.

 —

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3003399&seccao=Europa

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.