João Zinclar Lima Silva, 56 anos, não vai mais fotografar o Velho Chico e a vida e a luta de quem de fato merece

Tania Pacheco – Combate ao Racismo Ambiental

A notícia chegou através de Sonia Mariza Martuscelli: “ele merece uma publicação de despedida”, com uma sugestão que será acatada. Só que havia também um link para uma notícia do G1, que fui conferir. O título não podia ser mais anônimo: “Homem morre em acidente entre ônibus e caminhão na BR-101”, que me trouxe à cabeça, de imediato e até agora, sem parar, o “morreu na contramão atrapalhando o tráfego”, do Chico.

Na continuação, a chamada: “Colisão foi em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense do RJ.Com a batida, caminhão desceu barranco e invadiu quintal de uma casa”. E, em seguida, o texto curto, sobre mais um morto em mais um desastre na estrada:

“Um homem morreu e dois ficaram feridos em um acidente entre um ônibus e um caminhão na madrugada deste sábado (19) na altura do KM-98, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Segundo a polícia, o acidente foi por volta das 3h30 da madrugada. O coletivo, da empresa Itapemirim, transportava 20 passageiros do Espírito Santo até o Rio de Janeiro.

Um caminhão, que seguia no sentido contrário, teria invadido a pista e atingiu a lateral do ônibus. Ainda segundo a polícia, João Zinclar Lima Silva, de 56 anos, que era passageiro do ônibus foi atingido pelo caminhão e morreu na hora.

Um outro passageiro e o motorista do caminhão tiveram ferimentos leves e foram levados para o Hospital Ferreira Machado. Com a batida, o caminhão desceu um barranco e invadiu o quintal de uma casa. O veículo parou a três metros de distância e por pouco não atingiu a casa”.

E senti a dor da perda de alguém que não conheci, exceto curtindo à distância seu trabalho, ouvindo amigos que o conheciam falando a seu respeito ou mesmo ficando feliz ao vê-lo elogiar ou simplesmente compartilhar uma foto que eu havia postado.

“Esse cara vai fazer falta neste mundo!”, estava escrito sobre esta foto que roubei do Facebook. Sem dúvida, vai! Todos os vazanteiros, quilombolas, indígenas, pescador@s e lutador@s do São Francisco, começando por meu amigo Ruben Siqueira, perderam um grande companheiro. E com certeza o Velho Chico vai correr suas águas chorando um pouco com eles.

Que viva João Zinclar!

Leia também:

“Sou um fotógrafo operário ou um operário da fotografia”, diz João Zinclar

João Zinclar, fotógrafo dos movimentos sociais e do Brasil de Fato, morre em acidente

João Zinclar – Fotógrafo Operário/ Operário da Fotografia

“Belo Monte e a morte do Rio Xingu”

A despedida particular de Combate ao Racismo Ambiental

Comments (6)

  1. Oi, Hilda, você me fez chorar, agora. Mas não foi um choro ruim.
    Imagino a dor de vocês e me permito compartilhar um pouquinho dessa tristeza. Por não ter tido a chance de conhecê-lo, inclusive.
    Mas ele estará presente, de alguma forma.
    Um beijo com muito carinho.
    Tania.

  2. Prezada Tânia…
    Agradeço a tua solidariedade em publicar esta trágica notícia,de forma emocionante, tá muito dolorido pra nós familiares. Você, soube conduzir as palavras de forma doce, acalentando minha tristeza.
    Beijos com muita doçura
    Hilda Geralda Lima Silva/João Zinclar Presente!

  3. Carinho procê, amigo! E pra turma daí, que como meu amigo mais de cima Ruben Siqueira deve estar igualmente sentindo…

  4. As águas do velho chico estão mais silenciosas e no silêncio desta madrugada que antecede ao dia 21 vou desfilando os tantos momentos de esperança cravados pelo menino Zinclar!

  5. Zoraide,
    não o conheci pessoalmente, mas acompanhava-o quer através de amigos, quer através do seu trabalho, que admirava muitíssimo. Estou me devendo até hoje o livro sobre o São Francisco, que não consegui encontrar quando procurei (mas encontrarei!).
    Ia te pedir licença para copiar esta tua mensagem para o facebook, mas antes decidi botar lá o teu nome para verificar… Resultado: acabo de te enviar um “pedido de amizade”. Agora é só você responder e copiar para lá, se desejar. Eu gostaria que o fizesse.
    Beijos.
    Tania.

  6. Puxa Tania,
    a dor é imensa. João não merecia, não podia ter tido passagem tão violenta. Não combinava com sua meiguice e sensibilidade. Um abraço forte a todos os famiiares e amigos de lutas e de sonhos de João. Que Viva João! Que Viva o São Francisco íntegro. Agora me lembrei de uma fala (profecia?) de D. Luis Cappio sobre a transposição do Velho Chico. “Ele vão acabar, mas não vão terminar esta obra”. Tdo indica é o que vai acontecer. Bom domingo a tod@s,
    Zoraide

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.