O desafio de melhorar o abastecimento de água no interior do Amazonas

Abastecimento de água em comunidades na zona rural do Amazonas: situação precária de armazenamento de água, muitas vezes da chuva, em poço construído pelos próprios moradores (Márcio Silva - 18/ago/2011)

No ano internacional do bem líquido mais valorizado, Governo do Amazonas prevê programa de abastecimento no  interior

Náferson Cruz

Mais de 10 mil famílias vivem em situação de vulnerabilidade social no interior do Amazonas por falta de água potável. Para amenizar a gravidade, identificada no Ano Internacional para a Cooperação pela Água, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Governo do Amazonas inicia, neste semestre, o projeto que  viabilizará água potável às famílias sem condições ideais aos recursos hídricos.

A ação faz parte do programa “Água para Todos no Amazonas”, aprovado junto ao Ministério da Integração Nacional (MIN), a partir de uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), com apoio da Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH).

O projeto orçado em R$ 44 milhões,  sendo R$ 4 milhões de contrapartida do Governo do Estado, será executado nas calhas dos rios Purus, Solimões, Negro e Amazonas, com a instalação de 10,1 mil sistemas de captação domiciliar e 404 sistemas de captação coletiva, além da substituição de 2.020 coberturas de palha por alumínio das caixas d’água. A previsão para execução corresponde ao período de 2013 a 2014.

A partir da segunda quinzena de janeiro de 2013, as equipes técnicas formadas por 146 profissionais contratados nos municípios entram em campo para a implantação dos comitês municipais, comissões comunitárias e cadastro dos beneficiados nos 16 municípios que serão contemplados pelo Programa.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://acritica.uol.com.br/noticias/desafio-melhorar-abastecimento-interior-Amazonas_0_856114383.html#.UQflAFdHbIg.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.