Reunião sobre assentamento Milton Santos termina sem solução

Para o grupo de moradores da área, governo não tem interesse em desapropriação

Do R7

O encontro entre representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Carlos Guedes, terminou sem soluções para o assentamento Milton Santos, nas cidades de Americana e Cosmópolis, no interior do Estado. A reunião acabou pouco antes das 22h desta quinta-feira (24).

De acordo com o representante dos assentados, Paulo Albuquerque, o Incra prometeu tentar, mais uma vez, suspender a liminar da Justiça que obriga as 75 famílias a  deixarem a área. Mas segundo ele, isso não resolve o problema.

— Mesmo que suspenda a liminar, isso é temporário. Isso não resolve o problema. Teria que desapropriar e parece que essa não é a intenção do governo.

Parte do grupo invadiu na quarta-feira (23) a sede do Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul de São Paulo. O objetivo deles era que o ex-presidente intercedesse junto à presidente Dilma Rousseff para que ela assine o decreto de desapropriação do terreno por interesse social. Eles deixaram o prédio no fim da tarde desta quinta.

No dia 15, um grupo de 54 assentados e outros aliados a eles ocuparam a sede do Incra. Eles receberam naquela manhã uma notificação da Justiça intimando todos os assentados a sair em 15 dias. As terras invadidas pelo MST foram consideradas pela Justiça Federal de propriedade particular. Para o Incra e para os sem-terra, o terreno pertence à União, após ser dado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) como parte de uma dívida de seus antigos proprietários.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/reuniao-sobre-assentamento-milton-santos-termina-sem-solucaonbsp-24012013

Enviada por Janete Melo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.