BA – Contaminação em Santo Amaro: efeitos comprovados! Sem solução e sem resultado até quando?

Por Mopsam

Em 2012, tentamos fazer um protesto chamando a atenção da sociedade e o ”Estado” como todo, para que tomassem posicionamento concreto em relação a maior contaminação por metais pesados do mundo, na cidade de Santo Amaro da Purificação, pois até hoje o meio ambiente e a população sofrem, totalmente desprovidos de atenção à saúde, através de políticas com moralidade e responsabilidade dos governos ditos socialistas e democráticos ainda inexistentes, para combater os agravos e danos causados ao longo de mais de 40 anos de exposição. Apenas discursos vazios e projetos às escondidas nada transparentes.

O mais intrigante disso tudo não é apenas vermos o silêncio e comodismo ou conveniências de muitos. Não é só isso. O curioso é ver que uma festa tão tradicional e conhecida como a ”LAVAGEM DA PURIFICAÇÃO”, realizada pela prefeitura de Santo Amaro, os mesmos disponibilizam um site próprio para divulgação da mesma. Mesmo sabendo que ela, a Prefeitura de Santo Amaro, está em falta, ou seja, em débito com a sociedade por ainda não disponibilizar, até hoje, um site de domínio “.GOV” para transparecer, dando publicidade a sua GESTÃO MUNICIPAL.

Nisso tudo só temos a certeza de uma coisa: a REALIDADE fatídica que nesses 40 anos, a Festa anual é financiada por órgãos do Governo do Estado da Bahia, e outros como Petrobras, Governo Federal, além dos setores privados e do mercado produtor, para realização desse grande EVENTO que pagam merecidos cachês de milhões aos artistas de peso, dos quais encantam os turistas e moradores nos dias de festa e nem podemos imaginar quanto custa aos cofres públicos, pois não há informação para tanto?

O fato disso tudo é único e notório. Após a Lavagem da Purificação a realidade se fará no cotidiano da cidade de Santo Amaro como sempre foi, o povo se acostuma, vira também tradição, os cerca de 60 mil habitantes que convivem diariamente sem atendimento a saúde de forma descente, sem diagnóstico diante dos agravos da contaminação em seus rios, no ar e em suas terras. Irão continuar convivendo com a mansidão sugerida, na dor e no silêncio da omissão daqueles que apenas se fazem presentes na cidade nessas ocasiões festeiras por meios de interesses individuais ou de grupos potentes e enraizados, e quando são convocados para a responsabilização ao efetivarem o direito à vida, garantindo política de intervenção para o povo e contaminação genocida ao meio ambiente e população, todos pegam seu bonde e vão embora, ou em sua maioria, permanecem omissos e ainda calados.

Os flagelos continuaram perpetuando na complexa e acolhedora cidade, o berço da cultura, mas também a cidade de muitos dos filhos da Indiferença.

Entenda um pouco mais sobre o caso clicando nos links abaixo:

Prefeitura de Santo Amaro promove “Festa da Purificação”. Do chumbo ou dos ‘pecados’ da omissão?

Chumbados

https://www.facebook.com/mopsam.mops

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.