Facebook impede que usuários mudem nome para ‘Guarani-Kaiowá’

Internautas mudavam os nomes para apoiar causa indígena. Regra do Facebook é que usuário deve usar nome real no site.

G1 – SP

O Facebook está impedindo que os usuários mudem seu sobrenome para “Guarani-Kaiowá”, um movimento que se tornou popular na internet para dar suporte às tribos indígenas em questão. Atualmente, quem tenta trocar seu nome não consegue e quem já usa a expressão reclama que foi obrigado a voltar ao nome anterior.

Segundo um post divulgado pela usuária do Facebook Vânia Carvalho, desde 7 de janeiro a rede social impede que as pessoas permaneçam com os nomes das tribos como sobrenome. Ela explica que trata-se de uma “forma de estar junto” e espalhar para seus contatos da rede informações sobre a questão indígena no Brasil. Leia aqui o post de Vânia sobre o assunto.

Uma das principais regras do Facebook, desde seu início, é que o usuário tem que usar seu nome verdadeiro para entrar na rede social. Ao concordar com os termos de uso da rede, o usuário está concordando em colocar seu “nome real” no perfil. Apesar disso, o site permite adicionar “nomes alternativos” e, neste campo, é [deveria ser] possível adicionar “Guarani-Kaiowá” sem problemas.

Procurado pelo G1, o Facebook informou que não comenta casos específicos.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/01/facebook-impede-que-usuarios-mudem-nome-para-guarani-kaiowa.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.