AM – Selo em homenagem ao Quilombo dos Palmares é lançado no aniversário da Praça 14

No selo, panorâmica do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, Alagoas. À frente, a Muxima de Palmares (Coração de Palmares), onde os comandantes do Quilombo se reuniam. Ao fundo, uma oca indígena representa os primeiros habitantes da Serra da Barriga. À direita, a Onjo Cruzambê (Casa do Campo Santo), espaço de prática das religiões de matriz africana.

A Praça 14 se torna palco, às 21h deste domingo (13/1), do lançamento da edição especial do selo Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Os selos serão lançados em frente à quadra da Escola de Samba Vitória Régia, e faz parte das comemorações pelos 121 anos do bairro.

A Praça 14 é tradicional por manter vivas suas raízes, como as tradicionais festas da cultura negra e a presença de rezadeiras que atuam até hoje. Boa parte dos moradores é composta por descendentes de ex-escravos maranhenses, e os responsáveis por preservar suas crenças, seus costumes e sua memória.

Com o lançamento, o objetivo é dar visibilidade à cultura negra no Amazonas, tornando essa data um marco para a próxima década, que será de combate ao racismo. O projeto se concretiza a partir de uma parceria entre Correios, Consulado Geral da Venezuela em Manaus, representação de Mulheres Negras e Ameríndias e coordenação da Marcha Mundial de Mulheres.
Sobre a emissão especial de selos

O selo retrata uma panorâmica do primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do País – Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas. À esquerda, tem-se, em primeiro plano, a construção Muxima de Palmares (Coração de Palmares), em homenagem aos comandantes-em-chefe que formavam o conselho deliberativo do Quilombo.

Já em segundo plano, há uma oca indígena, que representa a cultura dos primeiros habitantes da Serra da Barriga. À direita, aparece a edificação Onjo Cruzambê (Casa do Campo Santo), espaço de apoio às práticas das religiões de matriz africana. Ao lado da edificação, duas figuras femininas representam as práticas religiosas desse espaço sagrado. A técnica utilizada foi pintura.

http://www.amazonasnoticias.com.br/oportunidade/3-manaus/26215-selo-em-homenagem-ao-quilombo-dos-palmares-e-lancado-no-aniversario-da-praca-14.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.