Urgente: Nova onda de violência contra o Quilombo do Guaí, Maragojipe, Bahia

Quilombolas de Maragogipe, Bahia. Foto de Rodrigo Siqueira, Brasil com Artes, encontrada na internet
Quilombolas de Maragogipe. Foto de Rodrigo Siqueira/Brasil com Artes, copiada da internet por este blog

Engenheiro da OAS derrubou a casa do quilombola Sr. Raimundo e ameaçou matá-lo

Fonte: CPP

O fato criminoso aconteceu anteontem, domingo, 20 de julho de 2014, na comunidade Remanescente de Quilombo Guaí. O engenheiro da OAS [*] derrubou a casa do quilombola Sr. Raimundo, acompanhado de vários capangas armados, e disse em voz alta que “agora será na Bala!”.

O preposto do Estaleiro Enseada do Paraguaçu apropriou-se de uma parte do território da Comunidade Remanescente de Quilombo do Guaí, em Maragojipe, Bahia. A área em questão é ocupada por várias famílias remanescentes de quilombo que estão sofrendo ameaças e  violências para que abandonem as terras que ocupam.

As comunidades resistem e negam-se a abandonar suas terras. Já pediram a proteção da Fundação Cultural Palmares, do INCRA e da SEPROME. A Procuradora da FCP visitou a comunidade no mês de junho e comprometeu-se a tomar medidas para proteger a comunidade. A Ouvidoria Agrária Nacional do INCRA também tem conhecimento do conflito e o Desembargador Dr. Gessino [Gercino] já notificou o Engenheiro da OAS.

Desde 2007 o Incra contratou a elaboração do RTID na região, mas até a presente data não foi finalizado.

Depois que a OAS e a ODEBRECHT iniciaram a construção de um estaleiro em Maragojipe passou a existir uma forte cobiça sobre os territórios quilombolas da região.

Agora, o comunitário está desalojado, e está instalado um clima de terror na localidade. Teme-se que ocorram mortes nestes dias. Espera-se uma ação efetiva dos órgãos competentes para punir o agressor e restaurar o direito desta comunidade.

*O nome do engenheiro foi por nós omitido uma vez que não se trata de Nota assinada.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.