Indígenas são impedidos de entrar na Câmara dos Deputados

foto: Gustavo Vieira Peixoto Cruz
foto: Gustavo Vieira Peixoto Cruz
Enviada por Ro’otsitsina com o seguinte comentário: “Parentes, por estarem de vestes tradicionais e seus adornos, não conseguem entrar na Câmara dos Deputados para participar da audiência sobre o Relatório Figueiredo, que trata sobre o levantamento nos anos 60 das violências aos Povos Indígenas. Audiência pública com o tema: Discutir as impactantes informações constantes no recém-encontrado Relatório Figueiredo (durante a ditadura militar Brasil), que fez um levantamento da violência contra indígenas por agentes públicos e privados nos anos 60, debatendo seus reflexos na atual conjuntura da Questão Indígena. Para saber mais e ter informes sobre temáticas que envolve a nós Povos Indígenas nas discussões na Câmara dos Deputados: Grupo de Trabalho Questão Terras Indígenas – Email: [email protected] / 61 3216-6692/ 61 3216-6699″.

Abaixo, veja matéria sobre o caso:

Indios caiapós são impedidos de entrar no Congresso

Daiene Cardoso, Agência Estado

Um grupo de aproximadamente 50 índios caiapós foi impedido de entrar na manhã desta quinta-feira, 20, no Congresso Nacional. Eles iriam acompanhar audiência em uma Comissão da Câmara dos Deputados que trata da demarcação de terras indígenas.

Devido à expectativa de uma grande manifestação hoje em Brasília, a segurança parlamentar reforçou o policiamento nos principais acessos do prédio. Após negociação com os deputados da Comissão, ficou decidido que apenas dez representantes do grupo poderiam entrar, desde que não estivessem com cordas ou qualquer instrumento que pudesse ser considerado uma arma.

Os parlamentares discutem o Relatório Figueiredo, produzido entre 1962 e 1967 que trata de informações sobre tortura, extermínio de índios e apropriação de terras indígenas. Segundo a assessoria parlamentar da Fundação Nacional do Índio (Funai), o relatório explica o foco dos atuais conflitos agrários da região Norte e Centro-Oeste do País.

Comments (2)

  1. Os parlamentares discutem o Relatório Figueiredo, produzido entre 1962 e 1967 que trata de informações sobre tortura, extermínio de índios e apropriação de terras indígenas. Segundo a assessoria parlamentar da Fundação Nacional do Índio (Funai), o relatório explica o foco dos atuais conflitos agrários da região Norte e Centro-Oeste do País.e Dilma e Lula existiram no mesmo erros.DILMA BOLADA, TÓ BOLADA

  2. O preconceito no país é mais forte na Capital Federal. O Congresso, que deveria reger e pautar-se pela inclusão social e pelo respeito às etnias, é a maior barreira às conquistas populares, e os indígenas são as maiores vítimas desse esquema draconiano. O Brasil acordou, agora precisamos acordar a Sr. Dilma Roussef.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.