Por Centro de Trabalho Indigenista
O Centro de Trabalho Indigenista (CTI) manifesta seu apoio à pesquisa “Povos Indígenas e Ditadura Militar: subsídios à Comissão Nacional da Verdade”, coordenada pelo Tortura Nunca Mais, Comissão Justiça e Paz – SP, Juízes para Democracia e Koinomia.
O objetivo dessa pesquisa é reconstruir a história da ditadura brasileira (1964 – 1988) e do período pré-golpe do ponto de vista dos crimes e da violência cometidos pelo regime militar contra os povos indígenas no Brasil, realizando ampla investigação em arquivos públicos.
História desconhecida para muitos e que em muitos povos se perpetua nos dias de hoje, o CTI entende que sua recuperação poderá trazer à tona fatos importantes para se compreender a situação daqueles povos indígenas e contribuir para a defesa de seus direitos civis e sociais e para o combate dos preconceitos de que são vítimas.
A pesquisa ocorrerá em parceria com a sociedade civil por meio de uma plataforma interativa onde se pretende disponibilizar aos colaboradores interessados os cerca de 70.000 documentos já mapeados. Mais informações no site www.armazemmemoria.com.br.
O CTI convida seus parceiros a ajudar na ampla divulgação da pesquisa e a agregar apoiadores e pesquisadores.
–
http://trabalhoindigenista.org.br/noticia.php?id_noticia=146
Enviada por Rose Magedans.
Infelizmente que me lembre não conheço, Geralda. Vou procurar dar uma pensada. Mas quem sabe eles veem este comentário…? Abraço.
Estou coloaborando com a Comisssão atraves de contato com Marcelo Zelic.Encaminhei u7ma solicitação de se realizar uma audiencia pública em BH que reunisse as questões dos Krenak eaoc Presidio Militares em MG e o Massacre de 51 do Pataxó de Brra Velha,Porto Seguro-Ba.Gostaria muitisimo de ter um email de contato com a CTI.Como poderia ter este acesso?Voces conhecem alguem do CTI,Tania?
Geralda