“Agosto” – documentário sobre a invasão da Faculdade de Direito da USP pela PM, a mando do diretor João Grandino Rodas

Recordar é Viver. Documentário sobre a violenta, discriminatória e classista invasão da tropa de choque da Polícia Militar na Faculdade de Direito da USP a mando de seu então diretor João Grandino Rodas em Agosto de 2007, durante a Jornada de Lutas Pela Educação. A Jornada, que reunia Movimentos Sociais como o MST, a Uneafro e a Gaviões da Fiel e artistas como Tom Zé, pretendia-se pacífica e ocuparia locais relacionados à luta por uma educação digna, de qualidade e para todas as pessoas. O Largo de São Francisco foi um dentre os locais escolhidos nacionalmente. A ocupação duraria 48 horas.

Rodas (atualmente já bastante conhecido pela comunidade uspiana pelo seu método autoritário e truculento), que teria se comprometido a não interferir, no entanto, na madrugada do dia 21, ordenou a entrada da PM, que ali não pisava desde a Ditadura Civil Militar. Assim, detiveram os militantes dos movimentos sociais e estudantes negros da própria Faculdade e o restante dos estudantes foi liberado.

O Centro Acadêmico XI de Agosto, pela gestão do partido acadêmico Fórum da Esquerda, entidade representativa dos estudantes da Faculdade, posicionou-se a favor da ocupação e contra a entrada da tropa de choque. Contudo, muitos estudantes, que não sabiam da entrada dos movimentos sociais na Faculdade, em manifestações evidentemente discriminatórias, racistas e classistas, entraram em conflito direto com estes, reivindicando o espaço como uma propriedade que estivesse sendo invadida.

Trata-se da lembrança triste de um triste episódio, mas que a cada visualização reúne novamente nossas forças para que a luta pelo direito à moradia, pelo direito à comunicação e expressão, e pelo direito a uma educação pública, laica e de qualidade para todos e todas continue cada vez mais forte e potencializada.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.