Por Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas
18:10h – Sem conseguir o mandado favorável à invasão militar para desocupação da terra indígena Aldeia Maracanâ e vencido o prazo (até as 18hs) para consegui-lo, o ‘governo’ do Estado e os seus militares (PM-Choque) estão se retirando.Vitória! Vitória? Vitória… Os Saltimbancos nos ensinam: eles vão voltar. A resistência continua!
A Polícia Federal interveio e, após uma conversa entre PF e o comandante da operação, as coisas parecem mais estáveis, mas existe a iminência de um mandado ser expedido a qualquer momento. Representantes da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, da Defensoria Pública da União, da PF e da PM/governo conversam saídas possíveis. Neste momento, o Defensor Público Daniel Macedo e o deputado estadual Marcelo Freixo, presidente da CDH/Alerj, entraram na Aldeia para conversar com os defensores da Aldeia. Do lado de fora, policiais do Choque colocaram as máscaras de gás, não se sabe se por pura provocação.
Não para de chegar pessoas que querem apoiar a luta, todos estão entrando pelo muro lateral. Segue a convocação: Quem puder vir, que venha! O dia pode ser longo, e parte das pessoas podem se dispersar ao longo do dia.
Em todos aqui, o sentimento é de que depois de tantos absurdos, o governo do estado conseguiu criar um poder de mobilização e resistência contra suas arbitrariedades.
Não passarão!
A ALDEIA É NOSSA!