Afrodescendente: 2013

CENPAH

Brasília – O ano de 2013 pode marcar o início de um período de aprofundamento do debate sobre os direitos da população afro descendente. A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução contra o racismo e a discriminação racial e propondo o período de 2013 a 2022 como a Década do Afro descendente. O documento ainda precisa ser ratificado pela Assembléia Geral das Nações Unidas para que a década seja oficialmente proclamada.

A Resolução contra o Racismo e a Discriminação Racial foi aprovada no final de novembro por 127 à 6 (Austrália, Canadá, Israel, Estados Unidos, Ilhas Marshall e República Tcheca), e 47 abstenções. O texto solicita que o presidente da Assembléia Geral abra processo preparatório informal de consultas intergovernamentais com vistas à proclamação da década, cujo título é Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento.

“A resolução aprovada pede que se inicie um processo de interlocução com os países-membros, visando discutir a implantação da década. Ela também é importante porque dá mais visibilidade ao tema nos fóruns internacionais, o que faz com que os países-membros da ONU comecem a dar importância à temática”, explica o assessor internacional da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), diplomata Albino Proli.

Proli destaca que a resolução também recomenda aos 192 países-membros diretrizes políticas para atender às demandas da população negra no mundo. “A resolução reafirma os propósitos de combate ao racismo e promoção da igualdade racial em nível mundial, já firmados na 3ª Conferencia Mundial contra o Racismo, a Xenofobia, a Discriminação Racial e Intolerância Correlata, que aconteceu em Durban no ano de 2001?.

O diplomata explica que a idéia da década surgiu dos movimentos sociais negros e que o processo se intensificou depois da Cúpula Ibero-Americana de Alto Nível em Comemoração ao Ano Internacional dos Afros descendentes, em Salvador, no final de 2011. “Houve uma interlocução com os movimentos e na Declaração de Salvador consta o apoio à realização de uma Década Afra descendente.”

O Brasil é o país do mundo com o maior número de afro descendentes, equivalente a 100 milhões de pessoas, segundo o Censo 2010. Proli destaca que o governo brasileiro participou da elaboração da resolução e propôs a criação de um observatório de dados estatísticos sobre afro descendentes na América no Sul e no Caribe e a criação de um fundo ibero-americano em benefício dos afros descendentes.

A expectativa é que a proclamação da Década do Afro descendente contribua para a criação de um fórum permanente sobre essa população que seja criada uma Declaração Universal dos Direitos dos Povos Afro descendentes. “Anos atrás, quando a ONU decretou a Década dos Povos Indígenas houve uma série de atividades e debates que resultaram na criação do fórum permanente dos povos indígenas e a criação da Declaração Universal dos Povos Indígenas.

Fonte: UNEGRO/RJ

Afrodescendente: 2013

Comments (1)

  1. Oi Tania, espero que todas as suas atividades são bem sucedidos.

    Eu estava procurando informações sobre os processos de afro-descendentes no Brasil e, em seguida, encontrei seu blog.

    Eu sou uma feminista afro-guatemalteca. Estou pesquisando afro-descendência e desenvolvimento na América Latina e eu gostaria de saber mais sobre Combate ao Racismo Ambiental e às suas lutas. Eu posso lhe fazer uma entrevista por e-mail? Eu estou interessada na sua opinião como mulher. Posso ter seu e-mail por favor?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.