PA – Famílias sem terra organizadas pelo MST reocupam fazenda do narcotráfico em Tucumã

As 38 famílias que tinham sido despejadas pela policia federal, da fazenda Caumé em junho de 2012, de propriedade dos narcotraficantes Fernadinho Beira Mar e Leonardo Mendonça, ambos presos em presidio de segurança máxima, em Goiás e Mato Grosso, reocuparam a área hoje pela manhã. A área de 1.200 hectares fica no município de Tucumã sul do Estado, cidade que enfrenta as contradições de implementação do projeto Onça e Puma da mineradora VALE.

A fazenda está sequestrada pela 5º Vara da Justiça Federal de Goiás e administrada pela mesma. Além de já identificado que a Fazenda é constituída de terra publica pelo INCRA, Superintendência de Marabá, as famílias reivindicam que o INCRA seja instituído na posse e seja consultado pelo Juiz, Marcelo Meireles Lobão quando do leilão da propriedade, como a área tem um conflito agrário possível de fazer assentamento de Reforma Agrária.

Processo semelhante já aconteceu na Fazenda Negra Madalena, quando o juiz determinou o assentamento de 39 famílias do MST,  no ano de 2.011. hoje as famílias estão organizada em uma cooperativa (COOPCAL) Cooperativa Agromineral de Produção e Comercialização do Assentamento Nega Madalena. Cuja especialidade é a produção de Cacau, além de estarem recebendo os primeiros créditos e constituindo uma agroindústria.

Coordenação Estadual do MST/PA

Enviada por Dion Monteiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.