Marãiwatsédé: não-índios devem desocupar Terra Indígena em até dois dias

Metade da população já saiu da área, segundo a Associação de Produtores. Moradores alegam falta de alimentos e medicamentos na comunidade.

Do G1 MT

Faltando dois dias para o fim do prazo de retirada das famílias do Distrito de Posto da Mata, em Alto Boa Vista, a 1.064 quilômetros de Cuiabá, aproximadamente metade da população já desocupou o povoado, de acordo com a Associação dos Moradores da Gleba Suiá Missú. No entanto, as forças de segurança que atuam na operação não souberam informar quantas pessoas saíram até esta quarta-feira (2). A desocupação da reserva indígena Marãiwatsédé iniciou no dia 10 de dezembro do ano passado. As famílias devem sair da área até a sexta-feira (4).

A retirada segue de forma pacífica e, conforme a PRF, os moradores que não saírem após o prazo estabelecido terão os bens confiscados pela Justiça e devem responder pelo crime de desobediência. De acordo com Associação, muitos ainda aguardam a chegada de caminhões para retirar os pertences.

Na área em conflito faltam alimentos e medicamentos, segundo o membro da Associação dos Moradores, José Melo. “Está muito difícil a situação aqui, mas todos vão sair. As pessoas estão desmanchando suas casas para irem embora”, declarou o morador.

No domingo (30), um novo conflito entre homens da Força Nacional e os não-índios marcaram o processo de retirada. Os moradores relataram que, de um helicóptero, os agentes federais soltaram bombas de gás lacrimogênio no povoado, porém, tanto aPolícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que integram a Força Nacional, alegaram desconhecer o ato.

Utilizado para transportar cestas básicas para uma aldeia indígena da região, um caminhão da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi incendiado na sexta-feira (28) pelos produtores. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), após o ato de vandalismo os alimentos foram roubados. Não houve registros de feridos durante a ação.

O cumprimento dos mandados de desocupação está sendo feito entre oficiais de justiça, equipes da Força Nacional – Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Exército – além de representantes do governo federal. Desde então, vem ocorrendo vários conflitos entre os não-índios e policiais.

Revoltados, os moradores fecharam as BR-158 e MT-242, principais rotas de acesso aos municípios de Alto Boa Vista, Confresa e Porto Alegre do Norte. O tráfego de veículos ficou prejudicado.

Terra em conflito
A área em disputa tem uma extensão de aproximadamente 165 mil hectares. De acordo com a Funai, o povo xavante ocupa a área Marãiwatsédé desde a década de 1960. Nesta época, a Agropecuária Suiá-Missú instalou-se na região. Em 1967, índios foram transferidos para a Terra Indígena São Marcos, na região sul de Mato Grosso, e lá permaneceram por cerca de 40 anos, segundo o órgão.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/01/moradores-devem-desocupar-reserva-indigena-de-mt-em-ate-dois-dias.html

Comments (1)

  1. Boa NOite.
    A teratologica expulsão dos trabalhadores segue firme, metralhadoras , escopetas, bombas de efeito moral, truculência,excesso de força e muita violência física e mental. este é o famigerado plano de desocupação em execução.
    Na verdade, segue a toque de caixa o processo de esbulho possessório oficial. sem plano algum, sem regras, sem direitos algum pelos esbulhados. crianças , velhos , e pais de familia, que antes eram promissores em seus labores, agora ja nao passam de favelados, com muita pressa e ao arrepio da lei verdeira e justa, pessoas sucubem ante ao forte aparato de guerra, notícias palacianas dão conta dos fatos como lhe covém,agentes públicos prevaricam e mentem, mas isso nao e relevante.
    Em breve somaremos muitas famílias aos ja inúmeros carentes, em breve entregaremos mais um pedaço de Brasil a nao sei quem, sei que não interessa de fato aos índios , pois passar fome els ja passam nas suas masi de oito reservas que somam uma area de 1 500 000, isso mesmo, um portugal inteiro, so para ali passarem fome, so que ali no arco das alianças cria se as noçoes territoriais autonomas , e as escolas americanas, inglesas, ja nao tem mais porque as chamarem de brasil, é entreguismo puro, e a corda roeo mais vez no lado mais fraco.povo humilde ,trabalhador, que esta sendo covardemente caluniado pelos intereses escusos neste processo. o bispo fugiu, falam de ameaças, sao calúnias e denúncias vazias, mas a forma pacifica que estes soldados do apocalipse estao agindo.mostrara quão violento são os ladroes de banco,assaltantes, estupradores, grileiros,e outros adjetivos,facilmente soletrados, mas difeceis de se encontrar em Posto da Mata.
    O indegenismo nunca mais sera o mesmo, pois plantamos a semente da verdade e ela brotara pelo brasil afora para gerar frutos que se transformaram em agentes capazes de mudar o incra a funai e o equivocado Mpf, mudar e complementar leis absurdas , que para piora-las sao mal aplicadas, ante um judiciario caolho,político e de cabresto.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.