Leis antiterrorismo preocupam movimentos sociais

camaraPor Bruno Fonseca, A Pública

Passada a aprovação do Marco Civil da Internet na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (25), o foco agora se volta para a casa vizinha. O Senado, além de ser o atual responsável por conduzir o texto de regulamentação da internet, pode, a qualquer momento, nas próximas semanas, avançar com a tramitação das leis antiterrorismo – como foram apelidadas – e que estão estagnadas desde o final de fevereiro.

O Marco Civil da Internet chegou oficialmente ao Senado na última quarta-feira, 26, e pode contribuir para atrasar ainda mais a votação desses projetos que, de acordo com os seus articuladores, deveriam ser aprovados antes da Copa. Se o Marco Civil não for debatido e votado em 45 dias, passa a trancar toda a pauta da casa, impedindo que qualquer proposta legislativa seja votada. (mais…)

Ler Mais

Poluição do ar matou 7 milhões de pessoas em 2012

FOTO: Camada de poluição atmosférica cobre a cidade São Paulo, vista da Serra da Cantareira. Crédito: Clayton de Souza/Estadão (2005)
FOTO: Camada de poluição atmosférica cobre a cidade São Paulo, vista da Serra da Cantareira. Crédito: Clayton de Souza/Estadão (2005)

Herton Escobar, O Estado de S. Paulo

Respire fundo antes de ler essa notícia …

A poluição do ar matou 7 milhões de pessoas no mundo em 2012, segundo um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — mais do que quatro vezes o número de pessoas mortas por aids no mesmo período (1,6 milhão), segundo dados oficiais também da OMS, só para se ter uma ideia do tamanho do problema.

Desse total, 4,3 milhões de mortes foram relacionadas à poluição interna (doméstica), associada principalmente ao hábito de cozinhar dentro de casa em fogões a lenha, carvão, esterco ou outras fontes de biomassa (prática comum nas regiões mais pobres da África e da Ásia, por exemplo).

As outras 3,7 milhões de mortes foram associadas à poluição atmosférica “tradicional”, tanto em áreas rurais quanto urbanas, como a que estamos acostumados a respirar na Grande São Paulo. (cerca de 1 milhão de mortes foi relacionada a ambas as formas de poluição). (mais…)

Ler Mais

O escândalo do licenciamento ambiental das hidrelétricas no rio Tapajós (Parte 1), por Telma Monteiro

Localização da UHE Jatobá - Mapa Eletrobras
Localização da UHE Jatobá – Mapa Eletrobras

Uma análise dos bastidores do processo de licenciamento das hidrelétricas planejadas no rio Tapajós.

Por Telma Monteiro

O processo de licenciamento da hidrelétrica (UHE) São Luiz do Tapajós começou no Ibama, em 25 de maio de 2009. Nesse dia, o diretor de Licenciamento Ambiental, Sebastião Custódio Pires, requisitou a abertura do processo de licenciamento da UHE São Luiz do Tapajós, no rio Tapajós, a pedido da Eletrobras. Nesse mesmo mês foi emitido o Termo de Referência (TR) para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

O projeto da UHE São Luiz do Tapajós foi planejado para operar a fio d’água, no médio Tapajós, na porção oeste do Pará. A ficha de abertura do licenciamento diz que o reservatório terá 722,25 quilômetros quadrados e ocupará parcialmente os municípios de Itaituba e Trairão. Os cálculos são grandiosos para barrar o indomável rio Tapajós. Exemplo disso é a extensão da barragem, prevista para ter 6.900 metros e 17 comportas que permitirão o escoamento de 60 mil metros cúbicos de água por segundo. Esse é um dos piores projetos hidrelétricos idealizados pelo governo federal. (mais…)

Ler Mais

Cartilha Sementes: Patrimônio dos Povos a serviço da humanidade

Clique na imagem para download
Clique na imagem para download

MPA

Esta cartilha foi produzida pela pelo Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, neste ato representado pela Associação Paranaense de Pequenos Agricultores – APPA e traz uma visão política e elementos técnicos e legais sobre a produção, manutenção e comercialização de sementes crioulas.

Este documento tem o objetivo de despertar nos seus leitores a preocupação e o interesse pelas sementes crioulas e fornecer elementos técnicos e legais para a sua produção e conservação.

Utilizamos alguns textos já construídos pelo MPA e por outras organizações, sendo que alguns já haviam sido publicados e foram reunidos aqui e também alguns artigos da lei de Sementes e Mudas Dentre estes textos podemos destacar os seguintes título e conteúdos: “As Sementes são Patrimônio dos Povos a Serviço da Humanidade”, que traz uma breve visão histórica das sementes, o texto “Produção De Sementes Crioulas Na Unidade De Produção Camponesa”que trata do processo de modernização, do controle das sementes nas mãos de poucas empresas e de como as famílias camponesas vão perdendo sua autonomia, depois, uma série de informações técnicas de como resgatar, produzir, coletar e armazenar sementes crioulas e uma parte sobre legislação, de modo a orientar o trabalho das famílias ou grupos de base que quiserem produzir sementes crioulas. (mais…)

Ler Mais

BA – Malhada : Centenas de pessoas participam da primeira marcha de mulheres contra a violência

Imagem: Levi Gonçalves
Imagem: Levi Gonçalves

Carinhanha Notícias

Nesse sábado (22 /03) houve na cidade de Malhada a 1º marcha de mulheres contra a violência. A marcha teve inicio no posto São Francisco, com mais de 600 pessoas, o tema principal era a violência contra as mulheres que vem acontecendo de todas as formas na  Bahia, Brasil e no mundo, violência física, verbal, abusos sexuais e tantos outros.

O evento teve inicio às 16h30min, saindo do posto em direção à cidade de Malhada, a multidão tomou as ruas, com faixas, carro de som e muita alegria. Após a marcha pelas ruas das cidade, aconteceu uma concentração em quadra poliesportiva e então abrindo o ato político houve apresentação da fanfarra de Malhada que estava inativa há muitos tempo, voltando na administração do prefeito Gimmy e com jovens e Adolescentes do Município. O evento contou a presença de representas de secretarias municipais e regionais , também com representantes de muitos movimentos, como o movimento de mulheres de Carinhanha.

A organizadora do evento por Josedalva que é atual diretora de cultura de Malhada, o repórter do Carinhanha Notícias, Levi Gonçalves, que foi mestre de cerimônia do evento, passou a palavra para o vereador e presidente da câmara Jorge Aragão que esteve representando a Câmara Municipal de Malhada, e logo a pós  Maria Raimunda presidente do Movimento de Mulheres de Carinhanha,  fez uso da palavra para então haver as apresentações dos convidados. (mais…)

Ler Mais

A peleja dos cordelistas para manter a tradição

Bule-Bule participa da inauguração do evento (Mila Cordeiro | Ag. A TARD)
Bule-Bule participa da inauguração do evento (Mila Cordeiro | Ag. A TARD)

Marcos Dias, A Tarde

O aniversário é de Salvador, mas o inferno astral parece ter sido dos repentistas, violeiros e poetas da literatura de cordel. Desde que a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) determinou o reordenamento para camelôs e artesãos da Praça Cayru,  em frente ao Mercado Modelo, em 21 de outubro do ano passado, os artistas populares ficaram sem ter onde se apresentar nem comercializar  seus livros e discos.

Mas na última segunda-feira, com a inauguração do Palco dos Cordelistas, no mesmo local onde a Ordem Brasileira dos Cordelistas e Poetas da Literatura de Cordel mantinha uma banca, integrando a programação do Festival da Cidade, a peleja contra o dragão da insensibilidade administrativa teve fim.

Pelo menos foi o que garantiu o secretário do Desenvolvimento, Turismo e Cultura de Salvador, Guilherme Bellintani: “Foi o tipo de situação  que devemos aprender com os erros. Não foi intencional, mas eles foram equivocadamente retirados. A gente espera que daqui para a frente o palco seja a grande âncora desta Praça”.

O secretário garantiu que após as comemorações do aniversário da cidade, o palco vai permanecer e será administrado pela própria Ordem dos Cordelistas. (mais…)

Ler Mais

Trabalhadores de obras do Porto do Açu são internados com intoxicação

Funcionários chegaram todos juntos ao Centro de atendimento (Foto: Letícia Bucker/G1)
Funcionários chegaram todos juntos ao Centro de atendimento (Foto: Letícia Bucker/G1)

Cento e onze funcionários da Carioca Engenharia pararam na emergência. Empresa apura as causas e amostras de alimentos foram para análise.

Letícia Bucker, do G1 Norte Fluminense

Cento e onze funcionários do Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra, no Norte do Estado, precisaram ser internados na última terça-feira (25) por apresentarem sintomas de intoxicação alimentar. Às 8h55, três ônibus com empregados da companhia de construção civil Carioca Engenharia estacionaram em frente ao Centro Municipal de Emergência da cidade, onde receberem atendimento. De acordo com o diretor clínico da unidade, Carlito Oliveira, os trabalhadores queixavam-se de diarreia, náuseas e vômito.

A equipe de reportagem do G1 esteve nesta tarde no Centro de Emergência e conversou com alguns funcionários que ainda recebiam atendimento. Um deles, que preferiu não se identificar, disse que começou a se sentir mal na noite da última segunda-feira (24) após o jantar.

Uma das médicas plantonistas, Katiusca Freitas, disse que os sintomas não são graves. “Eles relataram que comeram alguma coisa na empresa onde trabalham e chegaram com dor abdominal e diarreia. Fizemos medicamentos para controlar a dor e passamos soro para reidratação em casa. Nenhum deles apresentou desidratação severa”, explicou a médica. (mais…)

Ler Mais

Mia Couto: Pelo reencantamento do mundo

Fronteiras do Pensamento

Mia Couto, escritor moçambicano, foi convidado de evento realizado por Fronteiras do Pensamento e Companhia das Letras, em agosto de 2013. Nesta parte da entrevista concedida a Eliane Brum e Raquel Cozer, Mia Couto argumenta que o modelo de sociedade e o pensamento atual impedem que vejamos o encantamento e o sagrado nas coisas. Formatados e condicionados pela razão hegemônica, excluímos a poesia da maneira de percebermos o mundo. Conferencista Fronteiras do Pensamento 2012 e 2014.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Ler Mais

MEC distribuirá à rede livros sobre história afro-brasileira

Clique na imagem para download
Clique na imagem para download

MEC

O Ministério da Educação lançou nesta sexta-feira, 21, os livros Síntese da coleção História Geral da África e História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC com a Unesco no Brasil, no âmbito da lei nº 10.639 de 2003, que determina a inclusão de conteúdos sobre a história da cultura afro-brasileira e africana na educação básica nos sistemas de ensino.

Durante as comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que é preciso investir mais em ações concretas na luta contra o preconceito. Segundo ele, o lançamento desses dois volumes pedagógicos representa um grande legado para o país.

Serão distribuídos inicialmente 86 mil livros para as escolas da rede pública. A intenção é que esse material sirva de subsídio para os professores em sala de aula. O MEC ainda estuda ampliar a oferta de livros para o ensino fundamental e médio. (mais…)

Ler Mais

Tsitsina Xavante participa da 58º Sessão da Comissão de Condição Jurídica e Social da Mulher/CSW na ONU

zzz_foto nr 2Planeta Amazônia

Samantha Ro’otsitsina de C. Juruna (Tsitsina Xavante), da Aldeia Namunkurá – Terra Indígena São Marcos, Mato Grosso, bacia Amazônica, bioma cerrado, participou da 58º sessão da Comissão de Condição Jurídica e Social da Mulher/CSW, na sede das Nações Unidas ONU em Nova York, EUA, entre os dias 10 a 21 de março, onde foi abordado o tema “Desafios e avanços na aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio para mulheres e meninas”, e paralelamente as mulheres indígenas puderam demonstrar os desafios e avanços relacionados ao tema da conferência.

A indígena brasileira foi uma das 10 selecionadas pelo Fórum Internacional de Mulheres Indígenas/FIMI com apoio da ONU MULHER através da bolsa “Yvone Herbert”, da qual foi realizada uma convocação de jovens e mulheres indígenas das 07 regiões de atuação da ONU, da qual ela foi informada por mensagens compartilhadas nas redes sociais e email sobre a seleção.

A Xavante é membro da Comissão Nacional de Juventude Indígena/CNJI e é uma das organizadoras da Rede de Juventude Indígena/REJUIND, ferramenta criada pelos jovens para facilitar a comunicação pela internet e divulgação dos assuntos relacionados aos jovens indígenas. (mais…)

Ler Mais