Trabalhadores de obras do Porto do Açu são internados com intoxicação

Funcionários chegaram todos juntos ao Centro de atendimento (Foto: Letícia Bucker/G1)
Funcionários chegaram todos juntos ao Centro de atendimento (Foto: Letícia Bucker/G1)

Cento e onze funcionários da Carioca Engenharia pararam na emergência. Empresa apura as causas e amostras de alimentos foram para análise.

Letícia Bucker, do G1 Norte Fluminense

Cento e onze funcionários do Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra, no Norte do Estado, precisaram ser internados na última terça-feira (25) por apresentarem sintomas de intoxicação alimentar. Às 8h55, três ônibus com empregados da companhia de construção civil Carioca Engenharia estacionaram em frente ao Centro Municipal de Emergência da cidade, onde receberem atendimento. De acordo com o diretor clínico da unidade, Carlito Oliveira, os trabalhadores queixavam-se de diarreia, náuseas e vômito.

A equipe de reportagem do G1 esteve nesta tarde no Centro de Emergência e conversou com alguns funcionários que ainda recebiam atendimento. Um deles, que preferiu não se identificar, disse que começou a se sentir mal na noite da última segunda-feira (24) após o jantar.

Uma das médicas plantonistas, Katiusca Freitas, disse que os sintomas não são graves. “Eles relataram que comeram alguma coisa na empresa onde trabalham e chegaram com dor abdominal e diarreia. Fizemos medicamentos para controlar a dor e passamos soro para reidratação em casa. Nenhum deles apresentou desidratação severa”, explicou a médica.

Marília Tavares, administradora do Centro Médico, contou que foi um desafio bem sucedido atender de uma vez só os 111 funcionários, metade da quantidade de pacientes que passam pelo local todos os dias.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Sticoncimo-RJ), José Carlos Eulálio, os funcionários do Porto do Açu, fazem denúncias desde o ano passado sobre a qualidade dos alimentos servidos pelas empresas.

“Já recebíamos algumas reclamações pontuais, só que desta vez foi uma avalanche. Nós enviamos um ofício para a Vigilância Sanitária de São João da Barra, que vai fiscalizar a qualidade dessa comida servida aos funcionários pela empresa Vivace. A situação é grave e até que eles se recuperem a empresa vai sofrer um desfalque considerável. O sindicato vai continuar trabalhando e esperamos a posição das empresas citadas”, disse Eulálio.

Ainda segundo o Sticoncimo-RJ, 240 empresas estão instaladas no Porto do Açu, onde 8.600 funcionários se alimentam todos os dias. O sindicato defende o acompanhamento de nutricionistas no preparo das refeições.

Através de nota, a Carioca Engenharia informou que lamenta o ocorrido e que está apurando as causas do incidente. A Vivace, que distribui as refeições, informou que amostras dos alimentos e da água foram enviadas para análise e que no prazo de uma semana o resultado estará disponível.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.