Presidente uruguaio diz ser favorável a referendo sobre lei de aborto

José Mujica afirmou que a aplicação da lei que permite o aborto no país deverá ser definida pelo voto popular

O presidente uruguaio, José Mujica, se mostrou a favor de um pronunciamento popular sobre a lei de descriminalização do aborto, aprovada recentemente pelo Senado e já promulgada pelo mandatário.

A aplicação da lei “é um tema que deve ser resolvido por meio do voto das pessoas”, disse Mujica ao sair de um fórum no balneário de Punta del Este.

Mujica, porém, não deixou claro se irá aderir a uma campanha já iniciada e que tem por objetivo convocar um referendo para derrubar a norma.

A campanha é liderada pelo Partido Nacional, de centro-esquerda, enquanto que o Partido Democrata Cristão, da coalizão esquerdista Frente Ampla e favorável à lei, não descarta um possível apoio à anulação em caso de eleições.

A Lei de Interrupção Voluntária da Gravidez, aprovada pelo Senado no dia 17, permite o aborto até a 12ª semana de gestação. Após esse prazo, a norma autoriza a prática em casos de estupros e má formação do feto ou quando há risco de vida para a mãe.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/25162/Presidente+uruguaio+diz+ser+favoravel+a+referendo+sobre+lei+de+aborto+.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.