Tribunal derruba ordem para retirada de Guarani-Kaiowá da Fazenda Cambará

Anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardozo

Tribunal Regional da 3ª Região cassou hoje a liminar que determinava a desocupação da área da fazenda em Iguatemi, no Mato Grosso do Sul.

O próprio ministro da Justiça Eduardo Cardozo fez o anúncio em uma reunião com as lideranças indígenas na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência. Ele informou ainda que determinou envio de reforço da Força Nacional e da Polícia Federal para evitar confrontos entre produtores e os indígenas.

Segundo a nova decisão, os índios devem permanecer no local até que sejam terminados os procedimentos administrativos de demarcação das terras.

Os índios no entanto, não poderão aumentar a área ocupada nem caçar animais da fazenda para sua alimentação ou ainda, desmatar áreas verdes.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário afirmou que o governo vai agilizar os procedimentos necessários à demarcação.

O cacique Lopes pediu cópia da decisão para comprovar que eles poderão, de fato, permanecer na propriedade. Já o líder indígena guarani Otoniel Nhandherou afirmou em lágrimas que estava satisfeito pela metade. “Não quero mais meu povo morrendo por causa dessa terra. Eu vou ficar feliz totalmente quando toda essa área for demarcada. Quando morrer vai ser de olho aberto para mostrar minha angústia”, afirmou.

http://www.ecoreserva.com.br/eco-news/noticias/490-tribunal-derruba-ordem-para-retirada-de-guarani-kaiowa-da-fazenda-cambara

Enviada por Lúcia Carneiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.