SEM MEDO DA VERDADE – pela abertura dos arquivos da Ditadura Militar

Neste sábado se completam 48 anos do golpe militar que interrompeu o Governo do Presidente João Goulart, democraticamente eleito e que tinha como plataforma política a implementação das Reformas de Base, um programa de transformações estruturais da sociedade brasileira.

A história deste período de 21 anos da vida brasileira ainda tem muitas áreas nebulosas, pois existem arquivos oficiais do período aos quais ainda não se tem acesso. Isto mesmo: documentos do Estado Brasileiro que não estão disponíveis para os seus cidadãos.

Esse fato se torna ainda mais grave se considerarmos que, durante este período, a pretexto de reprimir a “subversão”, foi organizado um verdadeiro aparato estatal de tortura e assassinato de um número ainda desconhecido de pessoas.

Até hoje existem familiares que procuram por seus entes queridos, desaparecidos depois de terem caído nas mãos dos órgãos estatais de repressão.

Este sábado, dia 31 de março, é dia de protesto e não de festa, como alguns poucos gostariam. É dia de não nos esquecermos dos que tombaram. É dia de dizer que a quase totalidade dos brasileiros não concordam que os arquivos permaneçam secretos. Quase todos nós brasileiros queremos saber onde estão os corpos dos desaparecidos, quem os matou, quem desapareceu com seus corpos e a mando de quem agiram. Quase todos os brasileiros não têm nada a temer com a abertura dos arquivos da ditadura, e quem teme é porque deve algo à sociedade, e todos os brasileiros têm direito de saber o quê.

Por isso, este evento foi criado, para dizer que nós, que não tememos a verdade, queremos a abertura dos arquivos da ditadura e a instauração das comissões da verdade.

Neste sábado, a partir das 10h da manhã, compartilhe um dos vídeos produzidos pela OAB/RJ, acompanhado do hastag #SEMMEDODAVERDADE.

Vamos usar as redes sociais para mostrar que Memória e Verdade são direitos dos quais, nós cidadãos brasileiros, não abriremos mão.

http://www.facebook.com/events/245551488874154/

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.