Bebê indígena morre com suspeita de gripe em Roraima, diz Funai

Criança yanomami tinha 6 meses e passou 60 dias internada em Boa Vista. Laudo do Laboratório Carlos Chagas deve indicar a causa da morte

Glauco Araújo – Do G1, em São Paulo

A Fundação Nacional do Índio (Funai) de Roraima acompanha a apuração sobre a causa da morte do bebê yanomami, de 6 meses, que morreu nesta terça-feira (27) em uma Casa de Saúde Indígena em Boa Vista. Segundo a Frente de Proteção Yanomami no estado, a criança chegou a ficar dois meses internada com sintomas de gripe e pneumonia no Hospital Infantil Santo Antônio até receber alta médica no começo desta semana.

Ainda de acordo com a frente, outras duas crianças indígenas estão internadas na Casa de Saúde do Índio com os mesmos sintomas, em isolamento. “Uma delas é do Amazonas e a outras é de Roraima mesmo. O nosso receio é de que o laudo sobre a causa da morte do bebê possa confirmar que se trata de vírus da gripe A (H1N1). Se esse diagnóstico se confirmar, temo que os índios sejam dizimados pela doença, já que se trata de índios de pouco contato com a civilização e por isso são mais frágeis a doenças ‘urbanas’. Eles são mais isolados e tivemos contato com eles há pouco tempo”, disse João Catalano, coordenador da Frente de Proteção Yanomami, que é vinculada à Funai.

O bebê de 6 meses morreu quando era preparado para voltar à comunidade Surucucus, em Alto Alegre, região de fronteira do Brasil com a Venezuela. “Estamos acompanhando o caso de perto. Vamos esperar o resultado das análises de laboratório para saber as medidas que poderemos tomar”, disse André Vasconcelos, presidente da Funai em Roraima.

Segundo o último balanço da Secretaria de Estado da Saúde, Roraima não registrou nenhum caso de gripe A (H1N1) desde 2011. Em nota, o órgão informou que o Núcleo de Controle da Influenza, Tétano e Poliomielite (NCITP) e as quatro unidades Sentinelas estão em alerta.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, publicou o protocolo de tratamento da doença para orientar os profissionais de saúde e as unidades Sentinelas no estado. O documento informa a definição da síndrome gripal, manejo clínico, tratamento, fatores de riscos até características clínicas da doença.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/03/bebe-indigena-morre-com-suspeita-de-gripe-em-roraima-diz-funai.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.