Atingidos ocupam canteiros de obras de barragem em Santa Catarina

Cerca de 500 atingidos pela barragem de Garibaldi, no estado de Santa Catarina, ocuparam na madrugada de hoje (13) o canteiro de obras da hidrelétrica, de propriedade da empresa Truinfo.

O objetivo da ação é cobrar os direitos dos atingidos, negados pela empresa. Também prestam solidariedade aos trabalhadores da obra que protestam por melhores salários e condições de trabalho.

Há mais de um ano os atingidos por barragens de Garibaldi vem reivindicando seus direitos e em muitos casos, as famílias sequer são reconhecidas como impactadas pela barragem. De acordo com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), até agora a empresa se nega em avançar nas negociações com as famílias.

Na última quinta-feira, 8 de março, centenas de trabalhadores da usina atearam fogo nos alojamentos do canteiro de obras. Eles protestavam contra as péssimas condições de trabalho e baixos salários.

A barragem da empresa Triunfo deverá custar cerca de 780 milhões de reais e atinge os municípios de Adbon Batista, onde fica o canteiro de obras, Cerro Negro, Vargem, Campo Belo do Sul e São José do Cerrito.

Estima-se que uma área de 1.864 hectares de terra fértil será alagada e aproximadamente mil famílias serão expulsas. As empresas donas da barragem terão o direito de explorar a produção de energia pelo prazo de 30 anos.

A ação na barragem de Garibaldi faz parte da jornada nacional de lutas do MAB, em comemoração ao 14 de março, Dia internacional de luta contra as barragens.

Amanhã (14), o MAB fará um ato político na Câmara dos Deputados em Brasília para denunciar as violações de direitos praticadas pelas empresas do setor energético. Também irão defender a renovação das concessões e o lançamento de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Atingidos por Barragens.

http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8635

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.