“O Fórum Justiça é um espaço aberto a movimentos sociais, organizações da sociedade civil, agentes públicos do sistema de justiça e todas e todos interessados em discutir uma política judicial integradora, com reconhecimento de identidades, redistribuição de riquezas e participação popular, enfatizando a justiça como serviço público”.
Tania Pacheco
Boa parte da Justiça brasileira foi sumariamente privatizada. E às vezes nós, desiludidas/os, acabamos por buscar outros meios para alcançar nossos direitos ou, até, deles desistindo.
No entanto, há muitas e muitos advogados, promotores, juízes, membros da Defensoria e do Ministério públicos que são nossos aliados e guerreiras como nós. Verdade que é comum vê-los afastados de suas funções, exatamente por esse motivo: quererem o que é justo. Essa é mais uma razão para nos juntarmos a eles e elas, no desafio que o Fórum Justiça nos apresenta: o de democratizar o Sistema de Justiça. Por melhor que sejam suas intenções, esses nossos aliados não poderão fazê-lo sozinhos. Eles precisam de nós, da nossa força de exigência por um Sistema justo. A nossa ação e as nossas cobranças são o alimento do qual eles necessitam para ir adiante na luta.
O Fórum Justiça está começando no Rio de Janeiro, onde seu saite foi lançado ontem. Mas ele precisa se desdobrar por todo o País, fecundando cada estado com um novo espírito em relação à Justiça. O desafio está dividido conosco! (mais…)