Observatório da Realidade e das Políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos

Dentre os departamentos que constituem o Instituto Humanitas Unisinos -IHU, há um grupo chamado Observatório da Realidade e das Políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, que tem como objetivo medir a realidade, assim como os resultados e impactos das políticas públicas na região do Vale dos Sinos. Para saber mais sobre essa iniciativa, entrevistamos a professora e doutora em Serviço Social Marilene Maia, coordenadora do projeto. Eis a entrevista.

IHU On-Line – O que é o ObservaSinos?
Marilene Maia– O ObservaSinos foi criado há quase dois anos a partir de um fórum de formação e debate que realizamos ao longo do ano de 2009. Nele, estudamos o histórico e concepções dos indicadores; fizemos a aproximação com as agências e metodologias de construção de indicadores internacionais, nacionais e estaduais; confrontamos os indicadores oficiais com a realidade vivida pelos participantes do Fórum. Foi uma experiência muito importante de formação, informação e debate sobre a realidade que vivemos no Vale e a realidade que queremos.
A partir disso, os participantes do fórum apresentaram o desafio ao IHU de constituir um Observatório para a disponibilização dos indicadores socioeconômicos dos municípios e região, em vista de facilitar o acesso às informações para qualificar suas ações e, consequentemente, as políticas públicas municipais e regional.
A partir desta proposta, começamos a construir o plano desta ferramenta de informação e formação a serviço da universidade e da região do Vale do Sinos. O propósito do ObservaSinos é “acessar, analisar, sistematizar e publicizar indicadores socioeconômicos, promovendo o debate sobre a realidade do Vale dos Sinos, em vista da implementação, qualificação e controle social das políticas públicas afirmadoras de uma realidade regional includente e sustentável” .

Uma outra definição importante no processo de planificação do Observatório foi a regionalização do Vale. Optou-se pelo recorte proposto pelo COREDE – Conselho Regional de Desenvolvimento, que reúne 14 municípios: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul.

IHU On-Line – Que trabalho é desenvolvido?

Marilene Maia– Podemos dizer que o ObservaSinos é um projeto de investigação-ação. A ação pode ser relacionada ao compromisso com a formação e o debate sobre as construções realizadas. Desta forma, o observatório assume seu compromisso com a democratização da informação e, junto dela, com a formação para este mesmo exercício por parte da população, organizações, estudantes, e outros. Entende-se o ObservaSinos como um projeto de ensinagem, ou seja, ele é resultado dos processos de aprendizagem dos seus membros e de todos com quem se articulam.
O ObservaSinos viabiliza-se através das seguintes estratégias:
• Link com a disponibilização pública de todo o seu projeto e elaborações, que é acessada no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU;
• Análises semanais de indicadores socioeconômicos denominadas “De olho no Vale” e publicadas aos sábados nas Notícias do dia do IHU;
• Oficinas sobre acesso e análise de indicadores em diferentes bases de dados oficias;
• Seminários temáticos para o aprofundamento da realidade do Vale do Sinos e das políticas públicas;
• In-formação do ObservaSinos junto aos municípios, organizações e conselhos, em vista da articulação entre demandas, necessidades e interesses locais sobre a realidade e as políticas públicas;
• Articulação com outros Observatórios em vista da qualificação permanente do ObservaSinos.
IHU On-Line – Quem está envolvido nesse projeto?
Marilene Maia– O projeto é viabilizado por uma equipe, que conta atualmente com uma professora e quatro acadêmicos em diferentes níveis de estágio. Envolve as áreas de Serviço Social, Ciências Sociais e Comunicação Social. Além disso, o Observatório tem, desde a sua origem, um grupo de apoio que contribui no planejamento, monitoramento e avaliação dos seus processos, que é formado por outros acadêmicos, professores e profissionais externos. Também pretende-se criar um grupo de apoio com representação dos 14 municípios do Vale do Sinos, em vista de um monitoramento continuado da realidade da região.
.
IHU On-Line – Qual a importância deste trabalho?
.
Marilene Maia– Entende-se que o ObservaSinos tem uma contribuição instrumental importante para o fortalecimento da região do Vale do Sinos, já que aponta elementos para o planejamento, monitoramento e avaliação da realidade e das políticas públicas como mediação para intervir nesta realidade. Além disso, tem uma potência a articuladora de informações, agentes e políticas públicas dos municípios desta região. A relação proposta entre agentes governamentais e da sociedade civil também é estratégica para o Observatório tanto nos processos de aproximação com os indicadores como das políticas.

Outra potência está no vigor do projeto que aproxima a Universidade das realidades da região, com a qual está comprometida, já que assume em sua missão a contribuição no desenvolvimento regional.

Tudo isso aponta para uma experiência de democratização da democracia, indispensável para o avanço dos processos, organizações e relações.
.
IHU On-Line Como foi o último evento do ObservaSinos? O que foi tratado?
.
Marilene Maia– O ObservaSinos realizou nos últimos dias 27 e 28 de setembro o Seminário Observatórios, metodologias e impactos nas políticas públicas.

O Seminário foi exitoso, já que reuniu aproximadamente 100 pessoas de diferentes municípios do estado e país. O maior número de participantes representava Observatórios da Educação, mas também estiveram representados Observatórios de Segurança, Trabalho, Cultura, além de interessados nos temas de aprofundamento. Um ponto forte do Seminário foi a apresentação das experiências de Observatórios. Constatou-se a diversidade de cenários, institucionalidades, objetivos e metodologias. Observou-se, no entanto, que a grande maioria deles têm como objeto de estudo e/ou intervenção as políticas públicas.

Ao final do Seminário, os participantes avaliaram muito positivamente a experiência do Seminário inovador, pela sua potencialidade articuladora, que deverá continuar, a partir da comunicação virtual, dos processos de trabalho. O ObservaSinos IHU ficou como referência para a disponibilização dos materiais produzidos no Seminário. Além disso, ficou indicada a realização de outro seminário no próximo ano, enquanto estratégia articuladora dos Observatórios nas diferentes temáticas sociais, assim como em relação aos temas específicos.

http://unisinos.br/blog/ihu/2011/10/05/observasinos/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.