MPF diz que apoia manifestação dos impactados pela UHE Estreito


Definição de acordos com povos indígenas e negociação para resolver problemas nos reassentamentos estão entre propostas dos manifestantes

O procurador da República no Tocantins, Álvaro Manzano, tem apoiado a manifestação pacífica realizada pelos impactados pela UHE Estreito (TO/MA, 1.087 MW) contra o tratamento que vem sendo prestado pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste).  “De forma geral, o Ceste tem tratado muito mal os impactados pela obra.  A recusa em participar de reuniões e negociar agrava ainda mais a situação”, disse.

Cerca de mil integrantes organizados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra e outras organizações populares chegaram na última quarta-feira, 1º de setembro, a Estreito, no Maranhão, onde já existe há cerca de um ano um acampamento próximo à entrada do canteiro de obras.

De acordo com o coordenador do MAB, Cirineu Rocha, a pauta de reivindicações já foi entregue a um representante do Ceste.  Entre as propostas dos manifestantes estão o reconhecimento de meeiros, arrendatários e extrativistas, que foram cadastrados pelo Incra, mas não recebem tratamento do consórcio; definição e cumprimento de acordos com os povos indígenas; negociação para resolver problemas estruturais nos reassentamentos; revisão das áreas consideradas de risco, com possíveis novas indenizações; reconhecimento e indenização de barqueiros e barraqueiros e reposição das áreas públicas alagadas para assentar famílias carentes.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=365959

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.