NBR ENTREVISTA – 24.04.13: Atualmente, vivem no Brasil 817 mil índios. Eles representam cerca de 0,4 % da população brasileira, segundo dados do Censo do IBGE de 2010. O governo federal anunciou várias medidas para assegurar os direitos dessa população. Entre elas, a criação do Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas, com o objetivo de incentivar o uso sustentável das áreas. Sobre o assunto, o NBR Entrevista conversa com a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Maria Augusta Assirati.
–
Enviada por Elen Pessôa para Combate Racismo Ambiental.
Ela e experta conhecedora dos temas e dos direitos dos povos indígenas. Além disso, ela e muito sensível aos problemas que afeitam aos povos indígenas e e uma mulher comprometida com essa causa. Meus parabéns e melhores desejos de sucesso para a Presidenta da FUNAI, Maria Augusta Guta ASSIRATI!!
A entrevista da presidente interina da Funai Maria Augusta Assirati,mostra seu conhecimento do problema dos índios. E sobressai seu interesse verdadeiro em resolver paulatinamente o problema do “elo mais frágil do povo brasileiro” que são os índios. Sem esquecermos que depois de decodificado o GENOMA do povo brasileiro foi constatado o que já sabiamos sem comprovação científica: Nossa miscigenação é muito mais profunda do que pensamos. Índios, brancos e negros se miscigenaram e formaram o povo brasileiro e nossa mãe primeva é uma índia. A côr da pele não quer dizer nada. Somos um povo miscigenado. Pouquissímos brasileiros se fizerem o “Exame de Ancestralidade” são brancos ou negros puros. O que os índios querem é ser úteis como cidadãos plenos e que se respeite seus direitos exarados nos artigos 231/232 da Constituição Brasileira.