MS – Lideranças Guarani Kaiowá, Terena e de outras etnias recebem Salil Shetty e outros membros da Anistia Internacional

021
O cacique Guarani-Kaiowá Getúlio e demais lideranças de Mato Grosso recebem a Anistia Internacional na Casa de Rezas da Aldeia Jaguapiru. Foto: Tania Pacheco

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Do início da manhã até o final da tarde de ontem, 7 de agosto, o Secretário Geral da Anistia Internacional, Salil Shetty, e membros das diretorias de outros países, liderados por Átila Roque, da Anistia Brasil, estiveram reunidos, em terras Guarani-Kaiowá, com seus principais caciques, assim como representantes de outras etnias do estado, como os Terena e Kadvieu.

Toda a reunião aconteceu na Casa de Rezas da Aldeia Jaguapiru, em Dourados. Durante muitas horas, de pé, com total respeito e muitas vezes claramente emocionado, Salil Shetty ouviu os desabafos e a revolta dos caciques indígenas. Ao final, reafirmou o compromisso da Anistia e o seu, pessoal, em empenhar-se para que justiça seja feita aos povos indígenas do Brasil.

Abaixo, uma série de vídeos totalmente caseiros de diferentes momentos da reunião, à qual estava também presente o Comitê Nacional de Defesa dos Povos Indígenas (CONDEPI)*.












*Estavam presentes na reunião as seguintes entidades integrantes do CONDEPI: Conselho Federal de Psicologia; Conselho Regional de Psicologia de MS; 12ª Defensoria Pública Cível de MS; CIMI; CONDISI; Conselho Estadual de Direitos Indígenas; Conselho Municipal de Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande; Movimento de Mulheres; e COPAI-MS.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.