Lotes de gás natural na Bacia do Acre que serão leiloados pela ANP estão próximos da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas

Clareira na linha sísmica nas proximidades da TI Vale do Javari. Fotos: Fabrício Amorim/Funai.
Clareira na linha sísmica nas proximidades da TI Vale do Javari. Fotos: Fabrício Amorim/Funai.

Elaíze Farias – A Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgou nesta quarta-feira (07) que a 12ª. Rodada de Licitações ofertará 240 blocos exploratórios terrestres com potencial para gás natural em sete bacias sedimentares, localizados nos estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Paraná, São Paulo, totalizando 168.348,42 Km2 .

A realização da rodada, prevista para o final de novembro deste ano, foi autorizada pela Resolução no. 6, de 23/6/2013, publicada na edição de ontem (07/08) do Diário Oficial da União (DOU).

A assessoria de imprensa da ANP  não informou as coordenadas geográficas e georreferenciadas dos blocos da Bacia do Acre que serão leiloados, mas este blog apurou que alguns estão próximos da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas.  O restante fica próximo de outras terras indígenas do Acre e dos municípios amazonenses de Eirunepé e Ipixuna.

Em 2012, a ANP iniciou estudos sísmicos na área da Bacia do Acre sem informar e consultar os indígenas. Aquela área é onde está localizado um varadouro (passagem pela mata) dos índios Marubo e há registros de índios isolados. A ANP também não teve consentimento da Fundação Nacional do Índio (Funai) para realizar os estudos nas proximidades do Vale do Javari.

Maloca marubo na aldeia Kumãya, no igarapé Nambú, afluente do rio Curuçá, onde está localizada a entrada do varadouro para o rio Juruá.
Maloca marubo na aldeia Kumãya, no igarapé Nambú, afluente do rio Curuçá, onde está localizada a entrada do varadouro para o rio Juruá.

Segundo o coordenador da Funai em Atalaia do Norte (onde fica a TI Vale do Javari), Bruno Pereira, os estudos sísmicos que vinham sendo realizados no final do ano passado foram suspensos após pedido do órgão indigenista.

Este blog entrou em contato com a assessoria de imprensa da ANP, ainda sem resposta, pedindo informações sobre as localidades dos blocos referentes aos Estados do Amazonas e do Acre. Assim que a resposta for enviada, será incluída neste texto.

Segundo a assessoria de imprensa da ANP, serão 110 blocos em áreas de novas fronteiras nas bacias do Acre, Parecis, São Francisco, Paraná e Parnaíba, “como forma de atrair investimento para regiões ainda pouco conhecidas ou com barreiras tecnológicas a serem vencidas, permitindo o surgimento de novas bacias produtoras de gás natural e de recursos petrolíferos convencionais e não convencionais. A área desses 110 blocos é de 164.477,76 Km2.”

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.