“Se dependesse só da investigação policial, já estariam arquivados vários inquéritos da PF (sobre assassinatos de indígenas)”
Por Aty Guasu
Aty Guasu reconhece sim, a atuação essencial do Ministério Público Federal – MPF na apuração minuciosa dos crimes cometidos pelos fazendeiros contra indígenas Guarani-Kaiowá. Recordamos que o caso de Rolindo Vera e Genivaldo Vera, a Polícia Federal tentou arquivar o inquérito policial, mas o MPF não deixou o arquivamento do inquérito, por isso mais de cincos fazendeiros e político do município de Paranhos-MS serão julgados, esperamos.
Se dependesse só da investigação policial, já estariam arquivados vários inquéritos da PF. No caso do cacique Guarani-Kaiowá Nísio Gomes quase foi arquivado também, o trabalho investigativo do MPF foi fundamental para que os fazendeiros assassinos fossem punidos. Importa lembrar que os 4 fazendeiros assassinos do cacique Nísio se encontram foragidos. Esses 3 fazendeiros e 1 advogado que financiaram o ataque aos indígenas Guarani-Kaiowá do Guaiviry no dia 18 de novembro de 2011. Esperamos que logo PF prenda esses fazendeiros assassinos.
Que ótimo que PEC 37 não foi aprovado.
Aty Guasu.