“A voz do povo tem poder, a dos povos indígenas também?”

Indígena e Constituição

Risa Muggler

Os deputados federais derrubaram na noite desta terça-feira (25), em decisão quase unânime, o Projeto de Emenda Constitucional número 37/2011, conhecido como PEC 37, de autoria do deputado federal e delegado Lourival Mendes (PT do B – MA). A matéria era uma das propostas mais polêmicas em tramitação no Congresso Nacional que estavam na mira de protestos na onda de manifestações pelo Brasil.

Ao todo, foram 430 votos pela derrubada da PEC, nove favoráveis à proposta e duas abstenções. Com a derrubada, o texto da proposta será arquivado.

A voz dos povos indígenas exigindo do governo brasileiro que pare de destruir os rios e floresta com a construção de hidrelétricas faraônicas em terras indígenas não chegou no Planalto… O pedido de pararem a construção do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte foi até este momento totalmente ignorado pelo governo brasileiro.

Ao invés deste projeto desastroso, do ponto de vista ambiental, social e econômico, o apelo por investimento em eficiência energética, fontes verdadeiramente limpas e renováveis, proteção do direitos das populações indígenas e comunidades tradicionais, e apoio ao desenvolvimento sustentável que protege vidas e ecossistemas também não foi ouvido.

O clamor dos indígenas exigindo a demarcação de terras, o grito desesperado para acabarem com o genocídio que se alastra nas terras indígenas também não!

Por que não?

Acorda Brasil!

Índio também é gente…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.