Tsõ’rehipãri: os Xavante de Sangradouro também estarão presentes no II Seminário Mosaico Ambiental, que começa amanhã em Campos

O II Seminário Mosaico Ambiental, que começa amanhã, às 14 horas, com palestra de Felício Pontes sobre o desastre de Belo Monte, terá a presença de novos convidados: o Xavante Oswaldo Buruwe Mardzuho, representante do Conselho Nacional de Educação Indígena, e Kleider Risso, indigenista que vive na Reserva de Sangradouro.

O filme abaixo, realizado pelo projeto Vídeo nas Aldeias, mostra a caminhada dos Xavante de Mato Grosso, dos primeiros encontros com os brancos, ainda no governo Vargas, à busca de sobrevivência, em 1957, na missão Salesiana de Sangradouro. Catequizados de acordo com a visão que os padres tinham então dos “selvagens”, eles receberam entretanto ajuda para plantar, construir suas aldeias e reconstituir suas vidas. Hoje, expulsos de suas terras e cercados pela soja, compram em supermercados não só os alimentos que antes plantavam, como cachaça e refrigerantes que tornam muitos diabéticos. Apesar de tudo isso e, mesmo, da influência da cultura branca e estrangeira, eles continuam a buscar manter suas raízes, como o vídeo mostra. TP.

Comments (1)

  1. Muita, muita honra em participar ao lado de um heroi e uma heroína brasileiros, Felício Pontes Jr, Procurador Federal no PA q luta para impedir o desastre q já é Belo Monte e Tânia Pacheco, ativista incansável e guerreira na luta pelo fim do Racismo Ambiental. Muita Honra mesmo!!
    só um detalhe na matéria: já convivi e vivi em Sangradouro, mas não vivo mais, embora há 11 anos esteja junto e colaborando com a Reserva A’uwe Uptabi em Sangradouro.Infelizmente, pois jamais conheci um lugar com pessoas tão dignas, amáveis, alegres e, literalmente, guerreiras pela sua própria sobrevivência.
    abç terno e fraterno
    Kleider

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.