Diques da Baixada: “Estudos são frágeis e necessitam de maiores informações sobre impactos à biodiversidade” afirma pesquisadora

Em reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente-CONSEMA realizado em abril, na cidade de Viana (MA) a professora e pesquisadora Flavia Mochel afirmou que o  Projeto “Diques da Baixada” apresentado para os conselheiros não comporta os estudos necessários para uma real avaliação de possíveis impactos ambientais, especialmente os de natureza biológica, com a construção do(s) dique(s).

Segundo Flávia ” Como informado pelo próprio autor do Projeto, o dique aumentará  o tempo de permanência das águas na Baixada. Entretanto, não se mostrou como isso vai afetar os ciclos das espécie, em particular daquelas de importância social, economica e ecológica para a Baixada, como o jurará, a jaçanã, as plantas diversas, que estão adaptados ao regime sazonal de cheias e secas atual. E nem os impactos sobre as áreas de manguezais”.

O autor (Sr. Marcio Vaz), na reunião, disse “que não é possível conhecer tudo quando se faz um projeto“. Mas, foi refutado pela pesquisadora que afirmou, a necessidade de inserir essas dimensões na análise de impactos do projeto e que na UFMA  existem especialistas aptos, que conhecem várias espécies de fauna e flora da Baixada que não foram procurados, ouvidos, no momento em que o projeto estava sendo elaborado. Flavia ainda colocou-se a disposição para outras reuniões/ apresentações sobre o tema, bem como contatar colegas especialistas que tem pesquisas na Baixada e que podem contribuir com essa discussão, vital para a população e sociedade maranhense.

Projeto:

O projeto Diques da Baixada prevê a construção de 60 km de diques de cerca de 2m de altura que farão a contenção da água salgada para os campos, permitindo a retenção de água doce.

Com informações da Profª Flavia Mochel (Ufma)

http://reentrancias-ma.blogspot.com.br/2012/05/em-reuniao-do-conselho-estadual-de-meio.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.