Deputado se reúne com ministro da Justiça para pedir segurança a líderes indígenas

Agência Câmara de Notícias

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Sarney Filho (PV-MA), vai se encontrar nesta quinta-feira (10), às 16 horas, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar da situação fundiária indígena e pedir garantias de segurança para líderes indígenas ameaçados.

A comissão discutiu nesta manhã, em audiência pública, a situação dos índios Guarani-Kaiowás, no Mato Grosso do Sul, e dos Xavantes que vivem na Terra Indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso. O debate foi proposto por Sarney Filho para avaliar problemas como desnutrição, acesso à terra e violência.

“Muitos desses integrantes (indígenas), conforme foi dito aqui na audiência, estão sendo ameaçados, alguns estão desaparecidos”, ressalta o deputado. Ele afirma que pedirá ao ministro da Justiça agilidade nos inquéritos policiais que investigam os desaparecimentos, além de segurança para os que estão sofrendo ameaças.

“Está havendo um verdadeiro genocídio dessas comunidades, que estão vivendo em situação precária, em beira de estrada, sem ter a garantia da terra onde nasceram e onde seus ancestrais viveram”, disse o parlamentar.

Sarney Filho afirma que também tratará, com o ministro, de vários casos de demarcação de terras indígenas que estão sendo alvo de processos judiciais.

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/DIREITOS-HUMANOS/416880-DEPUTADO-SE-REUNE-COM-MINISTRO-DA-JUSTICA-PARA-PEDIR-SEGURANCA-A-LIDERES-INDIGENAS.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.