Complexo do Madeira: “o desrespeito do governo pelo povo de Rondônia”

A situação caótica vivida pelo estado de Rondônia é bem diferente das promessas de desenvolvimento feitas pelo governo brasileiro ao povo deste estado: trabalho, urbanização, melhores condições de vida para a população. Ao contrário de tais promessas, o que se vê em Rondônia é o caos instalado nas cidades de Porto Velho e Jaci-Paraná: aumento da violência, milhares de trabalhadores desrespeitados em seus direitos, hospitais superlotados, rodovias em péssimo estado de conservação.

No dia 08 de março teve início a greve dos trabalhadores que atuam na construção do completo hidrelétrico de Jirau, seguidos pelos trabalhadores do complexo hidrelétrico de Santo Antonio, que paralisaram suas atividades no dia 20 de março. Os trabalhadores dos dois empreendimentos denunciaram o desrespeito aos seus direitos trabalhistas, em audiência pública realizada no dia 30 de março, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho. Na ocasião, vieram à tona a caótica situação em que vivem e as péssimas condições de trabalho.

Já no dia 02 de abril, os trabalhadores de Santo Antonio e de Jirau decidem pelo fim das paralisações. Na mesma noite e no início da manhã seguinte, tumulto nos canteiros de obras em Jirau com alojamentos incendiados. Há notícias de confrontos entre trabalhadores e policiais da Força Nacional de Segurança, pelo menos um trabalhador teria morrido dentro do canteiro de obras. Em decorrência de toda esta situação, centenas de trabalhadores se encontram na rodoviária, alojados em hoteis e outros estão sendo levados ao Ginásio de Esportes do SESI, na cidade Porto Velho.

O estado de Rondônia vive o pior momento de sua história. Basta de desrespeito aos direitos humanos.

Porto Velho, RO, 04 de abril de 2012.

Cimi Regional Rondônia

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6183&action=read

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.