Sociedade de risco ou capitalismo de desastre? Reflexões a partir da crise atual

Em 1986, o sociólogo alemão Ulrich Beck, evocando o então recente acidente nuclear de Chernobyl, cunhou a expressão “sociedade de risco” para referir-se à sociedade capitalista contemporânea como gestora dos riscos, por ela produzidos, decorrentes das atividades científicas e da modernização tecnológica. A tese de Beck, que se tornou uma perspectiva hegemônica da ordem social corrente, considerava que o desenvolvimento da ciência e da técnica não poderiam mais dar conta da predição e controle dos riscos ecológicos, químicos, nucleares e genéticos, produzidos industrialmente, externalizados economicamente, individualizados juridicamente, legitimados cientificamente e minimizados politicamente.

Na próxima terça (3 de abril), às 16 horas, João Arriscado Nunes, pesquisador e ex-diretor executivo do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde é também professor da Faculdade de Economia, traz para o Ciclo de Colóquios do CBPF sua perspectiva de como a crise econômica global, especialmente na dinâmica do contexto europeu, tem levado a repensar a pertinência da tese de Beck e da rede de conceitos a ela associados (como o de modernização reflexiva, por exemplo), bem como revelado suas omissões e debilidades. Com esse foco, Arriscado Nunes propõe ainda outras abordagens de aspectos centrais da crise atual, bem como suas implicações no plano do conhecimento e das respostas sociais e políticas.

João Arriscado Nunes, que tem participado de vários projetos de pesquisa financiados pela Comissão Europeia nas áreas de ciência, tecnologia e sociedade e de sociologia política (“Deepening Ethical Engagement and Participation in Emerging Nanotechnologies – DEEPEN”; “Researching Inequality through Science and Technology – ResIST”, “Governance, Health and Medicine. Opening Dialogue between Social Scientists and Users – MEDUSE”, entre muitos), desenvolve, no momento, colaboração com a FIOCRUZ, onde é pesquisador visitante.

Os encontros do Ciclo de Colóquios acontecem semanalmente, sempre às 16 horas, no auditório do 6. andar do CBPF, localizado na rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, próximo ao shopping Rio Sul.

A programação do evento pode ser acompanhada em www.coloquioscbpf.blogspot.com

Enviada por Lúcia de Oliveira Fernandes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.