Tribunal Popular da Terra começa sexta-feira de manhã em Campo Grande

ABERTURA SOLENE COM ATRAÇÕES CULTURAIS SERA À NOITE NA UFMS

O Tribunal Popular da Terra em Mato Grosso do Sul (TPT/MS), que terá como eixo “povos da terra e estrutura fundiária em MS”, começará na sexta feira (30), a partir das 8h, no campus da Universidade Federal (UFMS), em Campo Grande.

O evento que vai até domingo (1 de abril) visa o julgamento simbólico do Estado Brasileiro, o agronegócio e o latifúndio por violações de direitos humanos cometidas contra comunidades indígenas, quilombolas e camponesas no MS.

Na sexta pela manhã, vão acontecer cinco oficinas simultâneas que terão como temas geradores “terra e territorialidade”, cada uma com nomes específicos: Diálogos sobre a questão agrária: ações e impactos no MS; movimento Negro e as questões dos territórios quilombolas; a luta pela restituição territorial dos povos indígenas em MS; oficina musical “luta pela terra, pela vida-resistir é preciso”; e agrotóxicos e seus impactos no Mato Grosso do Sul, que inclui a exibição do filme “O veneno esta na mesa”, de Sílvio Tendler.

As oficinas vão ter um encerramento em forma de plenária com a apresentação musical da Banda Humanos Vermelhos, da cidade de Curitiba/PR. As atividades da sexta-feira continuam à tarde com uma mesa redonda, às 14h horas, com estes temas e seus palestrantes: Estrutura fundiária e a questão agrária em MS – Miescelau Kudlavicz, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT/MS); O golpe de 64 e seus impactos históricos e atuais na questão fundiária – Narciso Pires, presidente da ONG Tortura Nunca Mais/PR-Sociedade DHPAZ/PR; Como o coletivo se transforma em privado: o histórico papel do Estado na privatização das terras indígenas sul-mato-grossenses -Katya Vietta, doutora em Antropologia Social/Etnologia Indígena.

Abertura do Tribunal

A abertura oficial do Tribunal vai acontecer as 19h30, no auditório do LAC da UFMS, com apresentações culturais que incluem: mística de abertura com jovens do MST; apresentação do rap indígena de Dourados Brô Mcs; Grupo Colisão; espetáculo Tekohá “vida e morte do Deus Pequeno”; Banda Humanos Vermelhos; dentre outros participantes.

No sábado (31/03) será instalado o Tribunal Popular em que o Estado Brasileiro, o agronegócio e o latifúndio estarão no banco dos réus. As atividades se iniciam às 9h com uma mística de abertura no auditório do LAC e as conclusões do Conselho Popular de Sentença do Tribunal serão anunciadas às 19h30.

No domingo (1 de abril) haverá avaliação e uma plenária final. Várias organizações sociais, entidades de direitos humanos e movimentos populares participam da organização do Tribunal; o segundo que se realiza no estado, sendo que o primeiro aconteceu em 1987.

O presente Tribunal Popular da Terra faz parte também de outros tribunais que vêm acontecendo em outros estados do Brasil como parte de uma articulação nacional mais ampla denominada Tribunal Popular: O Estado Brasileiro no Banco dos Réus.

http://www.midiaflex.com/lerNoticias.asp?NotID=7028

Enviada por Neyla Ferreira Mendes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.