Caravana promove integração entre indígenas universitários e jovens de aldeias em Tocantins

Karol Assunção

Meio ambiente, saúde, educação, direito indígena, cultura. Esses são alguns temas abordados pela Caravana da Juventude Indígena. A iniciativa, realizada pela União dos Estudantes Indígenas do Tocantins (Uneit), percorrerá, ao longo do ano, sete comunidades indígenas do estado da região Norte brasileira.

A ação começou na última quinta-feira (22) na Aldeia Santa Isabel do Morro. Localizada na Ilha do Bananal, a comunidade do povo Karajá é a primeira a receber a Caravana neste ano. As atividades vão até este sábado (24) e depois seguem para outras comunidades indígenas do Tocantins.

Avanilson Karajá, presidente da Uneit, destaca que o objetivo da Caravana é “integrar estudantes indígenas à comunidade”. Através de palestras, seminários, oficinas, teatro e esportes recreativos, os/as participantes discutem temas relevantes para a comunidade e ainda conhecem o trabalho das Universidades e instituições parceiras da iniciativa.

A Caravana é formada por universitários indígenas entre 18 e 24 anos de diversas áreas, voluntários não-indígenas e representantes das instituições parceiras. Segundo Avanilson, as ações da Caravana na Aldeia Santa Isabel do Morro reúnem, nesta semana, cerca de 200 jovens entre 13 e 22 anos.

Durante esses três dias, jovens debatem sobre meio ambiente, política e legislação indígena, preconceito vivido em escolas e universidades, saúde e cultura, e ainda participam de torneios de atividades recreativas ligadas à cultura indígena e não-indígena. Para Avanilson, a ideia é promover uma mudança na vida desses jovens.

A Caravana ainda é um momento de troca de experiências. Segundo o presidente da Uneit, os/as estudantes da aldeia mostram-se interessados nas palestras dos/as universitários e também de fazer vestibular para entrar nas Universidades. “Eles têm muita curiosidade. Quando a gente vai dar palestra, eles já querem participar, dizem que um dia também querem dar palestra”, comenta.

A iniciativa também beneficia os/as responsáveis pela Caravana. “Para nós é muito gratificante estar aqui, realizar um trabalho com jovens, é uma sensação de dever cumprido, ficamos muito felizes quando vemos o sorriso de uma criança e de um jovem, é uma perspectiva de vida”, alegra-se.

A Caravana da Juventude Indígena é uma realização da União dos Estudantes Indígenas do Tocantins (Uneit) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e das Secretarias da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, além das Secretarias Estaduais da Educação e da Juventude e dos Esportes.

http://www.adital.com.br/jovem/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=65498

Comments (1)

  1. Olá Karol Assunção, Sou Avanilson Karajá Presidente da UNEIT, gostaria de Parabenizá-la pela matéria ficou muito legal!
    A prefeitura de São Felix do Araguaia – MT também foi parceira!
    Abraços tudo de bom,

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.