Monsanto obriga compra de sementes transgênicas para fornecer convencionais

Por Lorenna Rodrigues, Da Folha de S. Paulo

A SDE (Secretaria de Direito Econômico), do Ministério da Justiça, investiga a multinacional Monsanto pela prática de venda casada.

Segundo denúncia recebida pelo órgão, a empresa estaria obrigando agricultores a comprar sementes transgênicas para ter acesso às convencionais.

A Folha apurou que a averiguação é preliminar e corre sob sigilo. Procurada, a secretaria não quis comentar.

A Monsanto disse que não faz venda casada e que não tomou conhecimento de nenhuma investigação da SDE.

Se o órgão entender que há indícios de prática anticoncorrencial, poderá enviar parecer ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) pedindo a punição da multinacional. Se condenada pelo conselho, a empresa de biotecnologia poderá ter que pagar multa de até 30% de seu faturamento.

Denúncia

Em 2010, produtores de soja recorreram ao Cade contra o que chamavam de práticas abusivas da Monsanto. Na época, a empresa foi acusada de exigir que o agricultor apresentasse uma área plantada de 85% de transgênicos para que pudesse comprar sementes tradicionais.

Eles também denunciavam a cobrança de royalties muito altos, o que seria abusivo e impediria o acesso ao mercado de produtores menores. A reportagem tentou contato com a Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), que representa o setor, mas o porta-voz da associação estava indisponível.

A Monsanto já foi investigada e punida pelo Cade por outras práticas consideradas prejudiciais à concorrência.

Em 2005, o conselho determinou que a multinacional retirasse de seus contratos cláusulas de exclusividade para a venda de ácido glifosato, que é usado na produção de herbicidas.

No ano seguinte, o Cade proibiu a celebração de acordos da Monsanto com comercializadores de semente e centros de pesquisa que impediam a utilização de tecnologia de transgênicos de outras empresas.

http://www.mst.org.br/Monsanto-obriga-a-compra-de-sementes-transgenicas-para-que-se-tenha-acesso-as-convencionais

Comments (1)

  1. CUIDADO: O FUTURO CHEGOU! ESTAMOS PRONTO PARA COMER BACTERIAS… SABOROSA… HUMMMMMMMMM!

    7 bilhões de pessoa no planeta! Ultrapassamos essa marca no final de 2011 e segundo a ONU teremos mais de 9 bilhões de seres humanos habitando o planeta ate 2050. Como alimentar, dar estudo, saúde, diversão, estrada e dignidade a esse numeram de bocas? Simples vamos comer bactérias, fungos, insetos e algas, te apetece um pratinho gosmento? Não seja relutante, isso vai chegar a sua mesa sem você ao menos perceber e vai gosta, porque é barato para você, e você não sabe mesmo a origem do teu alimento, ele chega por mágica até você, seja no restaurante ou em pequenas embalagens plásticas muito comodamente preparadas para o seu consumo!
    Quando entrei na escola, e olha que não sou tão velho assim, todo conceito que não passava pelo crivo da concepção bíblica da criação era por mim ignorado ou esbravejava por dentro… Blasfêmia! Vai queimar no fogo do inferno professor! Isso porque o conceito de genes, engenharia genética e transgenia fugia muito daquilo que compreendia como vontade divina. Hoje eu estudado, e já que estou mudado! E já que faz bem ao planeta, aceito até comer uma bacteriazinha de vez em quando, pois é aqui entra o nosso consumo bactéria no dia a dia.
    O próximo lançamento de soja transgênica da Monsanto é a Intacta RR2 PRO™ que segundo o site da empresa é a nova tecnologia da Monsanto, que irá revolucionar o mercado de soja no Brasil. Ela é a primeira tecnologia 3×1 para soja no Brasil e leva para o produtor um pacote de três soluções: 1) resultados sem precedentes devido a tecnologias avançadas de mapeamento, 2)seleção e inserção de genes em regiões de alta produtividade do DNA, proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura da soja, 3)tolerância à aplicação de glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready. Resumindo, quando você for comer algum produto que tenha soja ou comeu soja (franco, suíno, boi, etc) estará comendo um pedaço de alga (o que conferiu a soja tolerância a glifosato) e a bactéria Bt (Bacillus thuringiensis) que a no site diz que a Intacta RR2 PRO™ “protege” (leia-se mata…) contra as principais lagartas que atacam a cultura da soja: lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa-medideira (Pseudoplusia includens e Rachiplusia nu) e broca das axilas (Crocidosema aporema). Ou seja, na própria soja vem um inseticida que mata algumas pragas que comem a soja, nem todas… Vai continuar usando veneno do mesmo jeito… Resta saber se quem comer a soja Intacta vai precisar tomar vermífugo de vez em quando ou se comendo essa soja ela vai combater as lombrigas também, não custa pergunta né!
    Mas ao fim você esta saboreando aquele pedaço de carne suculento, saboroso… hummmmm! Eu acho que foi a soja transgênica RR que deu esse toque, e você hein que diz não gostar de comida japonesa… Imagine você comendo esse mesmo pedaço o ano que vem ainda mais saboroso porque tem terá uma bactéria também, hummmmm que delicia! Não tem nada ver comparar o Bacillus cereus que causa um monte de infecções em seres humanos com o Bacillus thuringiensis, pois o Bacillus thuringiensis não causa as intoxicações alimentares como estafilococos, clostrídios, Escherichia coli e Bacillus cereus que causam diarreias e outras infecções.
    É isso ai meu amigo o futuro chegou, e você esta sendo preparado para comer bactérias, fungos, vírus, insetos, etc… só você esta esperando que lhe ofereçam isso numa bandejinha de isopor enrolada em plástico na gondola do supermercado, e veja você… kkkkkkkkkkkkkk… a embalagem é diferente daquilo que você esta acostumado… (o que o Marketing não faz para melhorar sua qualidade de vida… ) a embalagem é um pedaço de peito de frango, um de salmão grelhado, um lombinho suíno ou um filé mignon bovino mal passado (e ai mata o tal bacillus). Bem vindo ao futuro meu amigo. E você vai ter que aceitar tudo isso, como você aceita os políticos corruptos, como você aceita não ter uma assistência de saúde descente, como você aceita tudo… que venha as bactérias da Monsanto agora.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.