CDH discute causas de suicídio de indígenas Karajá

Senadores da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizam audiência pública sobre possíveis causas do elevado número de suicídios de índios da etnia Karajá na Ilha do Bananal, Tocantins. O senador Vicentinho Alves (PR-TO) foi quem propôs o debate, inicado às 9h15.

Participam da audiência, representando a Fundação Nacional do Índio (Funai), Fernandes de Moraes, coordenador regional em Palmas, e Fabiana Vaz de Mello, da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da fundação.

Também discutem o tema Antonio Alves de Souza, secretário especial da Saúde Indígena do Ministério da Saúde; Marcos Terena, professor da Cátedra Indígena Internacional; Kohalue Karajá, coordenador de Assuntos Indígenas da Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins; Leonídia Batista Coelho, assessora da Secretaria de Justiça do Estado do Tocantins; Ivan Suzzawré Xerente, vereador do município de Tocantinea; e Iwrarú Karajá, cacique da Aldeia Watau.

Segundo o site Indígena em Ação, os índios Carajás e Javaés “estão vivendo um momento de calamidade” por causa do alto índice de mortalidade por abuso de bebidas alcoólicas e drogas e o aumento da prostituição. Entre as doenças registradas nas tribos estão a tuberculose, considerada fatal para os índios. Há ainda a falta de alimentação.

O mesmo site dá conta das denúncias de invasão do território por caçadores, pescadores e madeireiros. “A área chega a ser usada para realização de corridas de motos e veículos, causando danos ao meio ambiente”.

http://www.jornalstylo.com.br/noticia.php?l=0d0b56858fdbd77a4afabfbca242d433

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.