Mulheres da Via Campesina e de outras organizações realizam manifestação em Fortaleza

Foto: André Salgado / O POVO

Mulheres da Via Campesina e de outras organizações realizaram, neste dia 08 de Março, uma grande manifestação em Fortaleza, comemorando com muita luta o Dia Internacional das Mulheres.

Motivadas pelo tema: Mulheres em Luta contra o Patriarcado, Racismo e Capitalismo – por Justiça Social e Ambiental, as mulheres iniciaram a manifestação com uma concentração em frente ao Centro Empresarial Iguatemi, denunciando a papel das empresas privadas na manutenção do sistema capitalista excludente e opressor, lembrando também as mulheres assassinadas na luta em defesa da natureza e na denúncia dos crimes ambientais. Em seguida, caminharam ao som de batucadas e gritos de luta até à Comunidade Dom Oscar Romero, na Trilha do Senhor, que encontra-se ameaçada de remoção devido às das obras da Copa.

Um dos objetivos desta jornada de lutas é pressionar à Presidenta Dilma para que vete o Código Florestal, caso seja aprovado na Câmara com o substitutivo. Com muita garra, as mulheres gritavam: “Veta, Dilma! O quê? O Código Florestal! Quando? Já!”.

As mulheres (e os homens também presentes) denunciaram “a falsa democracia; as políticas autoritárias dos megaeventos; o favorecimento da propriedade privada em detrimento dos direitos coletivos; as mudanças no Código Florestal; a mentira da economia verde; a exclusão de mulheres à saúde, à educação, ao saneamento, à segurança pública; toda forma de racismo; os ataques aos direitos sexuais e direitos reprodutivos e a violência contra as mulheres.

Estiveram presentes várias mulheres camponesas do interior do Estado que, unidas às mulheres da cidade, mostraram suas expressões de vida e de luta e reafirmaram o compromisso com a justiça e a construção de uma sociedade livre da dominação patriarcal, do racismo, da exclusão e exgiram que o direito de decisão sobre os rumos de seus territórios lhes seja garantido.

Várias manifestações também acontecem em todo o Estado do Ceará, como concentrações, caminhadas, apresentações culturais, debates e espaços de denúncia das injustiças sociais e ambientais.

http://cptce.blogspot.com/. Enviada por Rodrigo de Medeiros Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.