“Portão fechado, céu aberto”, por Egon Dionísio Heck*

Adital – Fim de linha. O comboio de carros com representantes de vários órgãos e instâncias do governo federal, fica barrado pelo portão fechado a cadeado. Sua eminência a propriedade privada fala mais alto que qualquer direito. O representante da presidência da república, tenta argumentar com o portador da chave, que chegou a cavalo. Parece não convencer quem está do outro lado da lei, ou seja, tem a chave na mão. Porém quando chegam os homens da força nacional, a conversa começa ter outro tom, e o cadeado se rende aos argumentos.

No retorno outro transtorno. A porteira no cadeado é recado dado – vocês só saem se eu abrir. E demorou mais de hora para chegar o senhor da chave, desta vez de cavalo de ferro, a moto. E assim o estado brasileiro é retido pelas forças do latifúndio e do agronegócio. Essa situação que priva a comunidade do Ypo’i de se locomover e transitar para necessidades mais básicas de sobrevivência, saúde e educação, quando os homens do cadeado o quiserem. Ou seja, só entra a Funai e Sesai, duas vezes por mês, e com notificação prévia. Assim reza a decisão judicial. Assim impõem a privada propriedade São Luiz, de Firmino Escobar. Porém, como diz dona Maria, a doença não tem hora e nem avisa”.

Até os advogados indígenas da ODIN (Observatório Indígena), quando já se encontravam a caminho de Ypo’i foram orientados a mudar de rumo, pois não eram do governo, e desta forma estariam impedidos de chegar à comunidade indígena. “Mas nós somos índios”, tentou argumentar Arildo, mas não insistiu para não causar problemas à comitiva governamental.

Os representantes da comunidade relataram minuciosamente a sua luta de vários anos para ter seu pedaço de chão e de paz de volta. Paulo ouviu tudo atentamente. Em entrevista à Carta Capital expressou as principais decisões tomadas. “A situação no Cone Sul do Mato Grosso do Sul já ultrapassou todos os limites imagináveis… O governo federal não admite mais esse clima de violência nessa região. Sabemos que o único caminho é a demarcação de terras, mas é um caminho longo, e não podemos esperar. Vamos fortalecer a rede de proteção que está sendo formada entre as comunidades indígenas vítimas de violência. O objetivo é garantir a vida e a integridade das comunidades.”

Paulo Maldos assumiu compromissos com a comunidade do Ypo’i e as outras comunidades Kaiowá Guarani em luta pelas suas terras tradicionais “O Estado vai chegar a todas as comunidades, estejam em terras demarcadas ou não, em beiras de estrada ou mesmo dentro de fazendas”. Tudo o que for feito será feito em conjunto com eles. A Aty Guasu é nossa parceira”.

O secretário disse que a escolha de ir ao MS e fazer o anúncio dessas novidades em Ypo’i foi proposital. “Fomos visitar a comunidade mais violentada das violentadas. Além de tudo o que os Guarani-Kaiowá em geral sofrem, lá eles estão sujeitos a um verdadeiro confinamento… Eu já acompanhava as informações sobre as violências contra os Guarani-Kaiowá havia muitos anos, mas ir até lá me deixou ainda mais indignado com tudo o que vi”. (Carta Capital 24-10-11)

As casinhas de lona, de sapé e pau a pique, assim como a casinha feita para o atendimento à saúde e escola, são provas da resistência e teimosia da comunidade de lutar pelo seu sagrado direito à terra.

Os Kaiowá-Guarani do Conselho Nacional de Política Indigenista, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e o consulto do MEC para os territórios etno-educacionais, consideraram positiva a visita, esperando que ela abra as porteiras para outras atividades, tanto na área de saúde como de educação, punição dos assassinos e o principal que é a urgente demarcação da terra indígena.

*Assessor do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) Mato Grosso do Sul

Cimi 40 anos, equipe Dourados, 26 de outubro de 2011
Povo Guarani Grande Povo.
Fotos:Thiago Garcia

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=61876

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.