Seminários discutem alternativas para a crise capitalista

Em seminários realizados em Porto Alegre no último final de semana, ativistas de mais de 20 países avançaram na articulação para dois grandes eventos em 2012: O Fórum Social Temático sobre Justiça Social e Ambiental e a Cúpula dos Povos na Rio+20.

Convocada pelo Comitê Facilitador da Sociadade Civil para a Rio+20, a Reunião de Enlace Internacional discutiu a agenda comum de lutas e a programação da Cúpula dos Povos Rio+20, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentavel, que vai ocorrer em junho 2012 no Rio de Janeiro.

Na Cúpula serão analizadas as causas estruturais da crise capitalista e ambiental, rechaçando as “falsas soluções” propostas pelo setor empresarial e a maioria dos governos. De acordo com muitos dos ativistas presentes, o Eixo central destas “falsas soluções” é a chamada Economia Verde.

Esse conceito pretende dar uma cara ecológica ao sistema econômico. Não questiona problemas centrais como: a degradação ambiental pelo agronegócio e as monoculturas; o uso irresponsável das materias primas; ou a privatização da biodiversidade e de territórios a custo dos povos originários.

Como alternativa serão discutidas e demonstradas outras soluções para as atuais crises, como por exemplo a economia solidária ou o conceito indígena andino do “Buen Vivir” – “Bem Viver”. As atividades da Cúpula dos Povos no Rio de Janeiro vão ocorrer dos dias 1 a 7 de junho, sendo que o dia 5 de junho será proclamado Dia de Ação Global.

O outro seminário, organizado pelo Grupo de Apoio ao Processo do Fórum Social Mundial (FSM), definiu a metodologia e a programação do Fórum Social Temático, que será realizado entre os dias 24 e 29 de janeiro de 2012 em Porto Alegre.

O título do evento, que fará parte das mobilizações para a Cúpula dos Povos Rio+20, é “Fórum Social Temático: Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. Em eventos auto organizados e reuniões de convergencia, serão discutidos eixos temáticos como bens comuns, defesa da mãe terra e arquitetura de poder.

http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8226

 

Comments (1)

  1. Gostariamos de saber como poderemos participar do Forum atraves da
    Associção Indígena Pankararu Pataxó.Nós estamos trabalhando aqui no semiarido mineiro a permacultura e toda uma proposta que tem a ver com o Bem Viver andino.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.