Governos sul-americanos precisam investir mais em pequena agricultura

“Direito a Produzir: Investir mais e melhor na pequena agricultura da América do Sul” é o título do novo relatório produzido pela Oxfam International. A organização alerta que a necessidade dos governos valorizarem mais a pequena agricultura.

O lançamento da publicação ocorreu nesta semana durante o Encontro de Ministros da Agricultura das Américas, evento que acontece até hoje (21) na Costa Rica. Com base em informações do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru, o relatório destaca o papel da pequena agricultura no combate à fome e à pobreza.

Aponta ainda que é a produção de pequenos agricultores que vai parar na mesa das populações. A pequena agricultura é responsável por 70% dos alimentos consumidos no Brasil e no Peru. No Equador, produz 70% do milho e 64% das batatas destinadas a consumo interno.

Apesar da importância, o estudo revela que os governos não têm aumentado o investimento no setor. Ao contrário, o relatório destaca que a verba pública para a agropecuária caiu nos últimos 30 anos.

No geral, os investimentos dos países estudados vão para empresas e grandes proprietários rurais. O estudo destaca que enquanto a expansão de mercados como o dos biocombustíveis é priorizada, pequenos produtores têm acesso limitado a recursos e serviços básicos.

Segundo o relatório, aproximadamente 52 milhões de pessoas vivem com fome na América do Sul. A maioria das pessoas que vive na pobreza ou na pobreza extrema depende da agricultura.

Por conta desse quadro, a Oxfam Internacional pede aos governos sul-americanos que: assegurem o acesso igualitário à terra e à água; aumentem o investimento público destinado à pequena agricultura; ampliem a participação dos pequenos produtores nas decisões relevantes; e levem em consideração as necessidades específicas das mulheres agricultoras.

http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8222

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.