PE – Frente contra a Usina Suja se mobiliza contra termelétricas

Camila Queiroz, Jornalista da ADITAL

No Nordeste brasileiro, mais precisamente no estado de Pernambuco, organizações civis, professores, pesquisadores, estudantes e políticos criaram, no início do mês, a Frente contra a Usina Suja. A articulação tem o desafio de mobilizar a sociedade para barrar a maior usina termelétrica do mundo, Suape III, que será instalada no Porto de Suape, Região Metropolitana de Recife, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho.

Militante do Movimento Ecossocialista de Pernambuco e professor de engenharia elétrica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Heitor Scalambrini destaca que a usina custará mais de 2,5 bilhões de reais e se soma a Suape II, já em construção. Os dois empreendimentos do Grupo Bertin terão, juntos, 1.832 MW de potência instalada, contudo, boa parte não funcionará, ficando na “reserva”.

“O Comitê de monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) estava avaliando se os projetos termelétricos da Bertin terão ou não condições de entrar em operação, o que não afetaria o fornecimento elétrico, pois existe uma sobra de energia no sistema, da ordem de 5000 a 6000 MW médios. Portanto usar o argumento que esta usina é importante para atender ao consumo de energia não é verdade, pois não existe falta de energia que poderia gerar um apagão. Se existir o apagão é por outros motivos”, sublinha.

Outra crítica grave ao empreendimento relaciona-se ao óleo combustível bastante poluente utilizado para produzir energia elétrica. “Os gases emitidos são muito perigosos à saúde das pessoas, e também agridem o meio ambiente, emitindo além de gases de efeito estufa, que permite o aquecimento da temperatura média da terra, gases que provocam a chuva ácida”, alerta.

De fato, os perigos do óleo combustível são reconhecidos oficialmente, na Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (Fispq). “Líquido e vapores inflamáveis. Causa irritação moderada à pele. Suspeito de causar câncer. Pode causar irritação respiratória (irritação da área respiratória). Pode causar sonolência e vertigem (efeitos narcóticos). Pode ser nocivo em caso de ingestão e por penetração das vias respiratórias. Este produto contém gás sulfídrico, extremamente inflamável e tóxico”, diz o documento, emitido pela BR Distribuidora do Grupo Petrobras.

Essas ameaças afetarão a população local de maneira ampliada: diariamente, a usina consumirá 8 mil toneladas de óleo combustível e emitirá 30 mil toneladas de CO2 para produzir 1.452 MW de potência. Além disso, jogará na atmosfera outros gases de efeitos nocivos bastante conhecidos – dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, responsáveis pela chuva ácida; enxofre; hidrocarbonetos; amônia; mercúrio; e também particulados, partículas finas que ficam suspensas e causam problemas respiratórios.

Um ponto que causa indignação aos militantes da Frente é o fato de o Brasil possuir uma das legislações ambientais mais avançadas, porém, sem efetivo cumprimento. “(…) lamentavelmente não é cumprida. E aqui em Recife, em particular, existe uma frouxidão enorme dos órgãos responsáveis, que se submetem aos interesses do poder executivo”, frisa o professor.

Ele comenta que o desrespeito ao meio ambiente e à legislação é mais amplo que a instalação da termelétrica, estendendo-se ao desmatamento do pouco que sobrou da Mata Atlântica e de manguezais, com a desculpa do “progresso”. “E tudo isto ocorre sem o mínimo de discussão com a sociedade. Alegam que esta discussão ocorre nas Audiências Públicas, cujo formato é uma mera encenação, simples formalismo para atender a legislação vigente”, denunciam, acrescentando que há falhas na análise de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e posterior concessão de licenças para instalação e construção dos empreendimentos.

Ações

AFrente contra a Usina Suja pretende realizar debates em rádios e TVs locais, além de lançar um cordel explicando as desvantagens da energia suja. Por sua vez, deputados estaduais e vereadores já solicitaram audiências públicas para debater o assunto, e foi protocolada uma ação contra a instalação do empreendimento.

Para explicar aos moradores dos municípios de Jatobá, Floresta, Itacuruba e Belém de São Francisco os riscos da usina, o Movimento Ecossocialista de Pernambuco realizará a Caravana Antinuclear, entre os dias 28 e 31 deste mês. Haverá a exposição de fotografia Mãos de Césio, debates, feira de ciências com protótipos de aproveitamento da energia solar e energia eólica, apresentação da peça Bicho Homem, cantadores e outras atividades.

A agenda completa pode ser consultada em http://www.mespe.com.br/page/caravana-anti-nuclear

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=61485

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.