Trabalhadores da Ladeira da Conceição, em Salvador, ameaçados de remoção pela prefeitura e IPHAN

2075_koino_apoia-peq
Mobilização contra a remoção deve incluir pedidos de esclarecimento e revisão da remoção para instituições públicas

Thiago Ansel – Koinonia

Ocupada por escultores, marmoreiros e ferreiros que vivem e trabalham ali há décadas (muitos há mais de 50 anos), a Ladeira da Conceição, no Centro Antigo de Salvador (BA), está ameaçada por determinação da prefeitura da cidade e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que prevê a remoção forçada dos moradores da área. De acordo com notificação da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), recebida pelos moradores em 15 de julho, as pessoas ali estabelecidas teriam três dias para deixarem os seus imóveis.

A notificação foi encaminhada a partir de solicitação do IPHAN e, além de determinar que os trabalhadores deixem seus meios de sustento – e, em alguns casos, de moradia -, não propõe nenhum tipo de indenização àqueles que estão sob risco de terem seus imóveis desapropriados. Segundo o plano de “reabilitação do Centro Antigo”, do governo da Bahia, que prevê a desapropriação de mais de 300 imóveis no total, as oficinas dos escultores, marmoreiros e ferreiros serão transformadas em “residências artísticas”. (mais…)

Ler Mais

Eficiência energética: Brasil é penúltimo entre os maiores do mundo

330Ranking elaborado pela ACEEE aponta o país na 15ª posição, a frente apenas do México; Alemanha lidera

Por Maria Domingues – Jornal da Energia

Não é apenas no futebol que a Alemanha mostra-se a melhor do mundo. Ranking elaborado pelo Conselho Americano por uma Economia com mais Eficiência Energética (ACEEE na sigla em inglês) aponta o país como o mais eficiente neste quesito. Assim como na Copa do Mundo, o desempenho brasileiro mostrou-se sofrível, com um 15º lugar entre as 16 maiores nações, ficando atrás apenas do México – e por pouco.

A elaboração do ranking leva em consideração quatro itens: nacional, construção, indústria e transportes. Para cada um deles, os países receberam nota de zero a 30. Na soma dos quesitos, o Brasil terminou com 30 pontos, menos que a metade dos 65 pontos da Alemanha. O lanterna México alcançou 29 pontos.

Para se ter uma ideia, o pior desempenho da Alemanha (13), registrado em transportes, foi quase igual ao melhor do Brasil (14), apurado no mesmo quesito. (mais…)

Ler Mais

Y ahora… el fracking en el Perú

Servindi, 19 de julio, 2014.- El Ministerio de Energía y Minas anunció que el Gobierno peruano promoverá la exploración de recursos de gas y de petróleo no convencionales, en particular el denominado shale gas, que emplea la técnica conocida como fracturación hidráulica o fracking.

El anuncio lo efectuó el jueves 17 de julio Eleodoro Mayorga, ministro del sector, durante la inauguración del foro Avances en la Exploración y Explotación de Recursos No Convencionales, organizado por el Organismo Supervisor de la Inversión en Energía y Minería (Osinergmin).

“Hay que hacer lo necesario para que las tecnologías de exploración de dichos recursos se apliquen y en un mediano plazo conozcamos el potencial de los recursos no convencionales que disponemos”, manifestó Mayorga. (mais…)

Ler Mais

Argentina: Napalpí, la masacre impune

Un mural recuerda en el lugar la masacre que incluyó a mujeres, ancianos y niños.
Un mural recuerda en el lugar la masacre que incluyó a mujeres, ancianos y niños.

El 19 de julio de 1924, unos 700 indígenas fueron cercados por la policía en el Chaco: quienes no murieron baleados, fueron degollados. Habían protestado por la explotación a la que eran sometidos. Recién ahora se puso en marcha una investigación. Hoy habrá un acto

Por Darío Aranda*

Página 12, 19 de julio, 2014.- Fue una de las mayores masacres argentinas del siglo XX. Al menos 700 víctimas, incluidas mujeres, ancianos y niños. Quienes no murieron por las balas policiales, fueron degollados con machetes y hachas. El motivo de la represión fue la negativa a ser mano de obra esclava, denunciar maltratos y, también, el ser indígenas.

La orden fue política; el motivo, económico (el avance algodonero y la necesidad de brazos para la cosecha), y los ejecutores fueron la policía y grandes terratenientes. Sucedió en Chaco, hace noventa años, y hoy los pueblos indígenas conmemoran la matanza que se conoce como “Masacre de Napalpí”. (mais…)

Ler Mais

O desafio de ser negro em Minas

GIF_5Seguindo a série do Brasil de Fato MG, movimento negro expõe suas demandas e reivindicações para candidatos ao governo do estado

Maíra Gomes, Brasil de Fato

Belo Horizonte (MG) – A população negra predomina no estado de Minas. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 53,5% dos mineiros se declararam pretos ou pardos. Já no século XVIII, o estado de Minas tinha a maior população negra do Brasil, escravizada para a lida com a extração de ouro e pedras preciosas. 

A doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ângela Gomes lembra que o Brasil foi o maior receptor de escravos do mundo, mas os brasileiros ainda tratam os negros como se fossem exceção. “Após a abolição, os negros não foram indenizados nem com terra nem foram reparados pelos 300 anos que trabalharam de graça. Pelo contrário, o que houve foi uma acentuação do racismo e da violência”, aponta. 

Um dos estados mais racistas, Minas não tem ao menos um deputado estadual negro, e diversos espaços no estado funcionam praticamente como o apartheid, segregando negros. “Em cada pedaço de Minas o racismo se manifesta. No território, no trabalho e até no genocídio da juventude”, reforça a professora, que declara que as mulheres negras ganham 40% do que ganham as mulheres brancas e os homens negros, sobretudo no meio rural, chegam a ganhar 70% a menos que os brancos. (mais…)

Ler Mais

Pelotão de choque da PM de Pernambuco deixa seis sem terra feridos na divisa com a Paraíba

400_assassinatosSeis trabalhadores rurais sem terra foram feridos com balas de borracha, disparadas pelo Pelotão de Choque da Polícia Militar de Pernambucano, durante protesto realizado ontem na BR-101, na divisa da Paraíba com Pernambuco

Assessoria Frei Anastácio

O protesto começou por volta das 8h30 e a estrada só foi liberada depois do tiroteio promovido por cerca de 30 policiais. O trânsito ainda está lento no local.

Segundo o deputado estadual Frei Anastácio (PT), que foi chamado pelos agricultores, as famílias estavam realizando o protesto como forma de reivindicar uma audiência com a justiça pernambucana, para negociar uma ordem de despejo expedida para o acampamento Ouro Verde, que fica na divisa com a Paraíba. (mais…)

Ler Mais

Indígenas denunciam Estado mexicano por violações de direitos

mexico

Da Página do MST*

Nesta quinta-feira (17), povos de seis comunidades indígenas do estado de Chiapas, no México, denunciaram autoridades agrárias por violações de direitos e provocação de conflitos agrários em seus territórios.

A denúncia ocorreu durante uma coletiva que integra o Tribunal Permanente dos Povos (TPP) – Caso Viejo Velasco, com justiça e paz encontramos a verdade, que ocorre nesta sexta-feira (18) em Limonar, Ocosingo, no próprio estado de Chiapas.

A violação dos direitos indígenas em Chiapas ocorre há alguns anos. Nesse período, inúmeras comunidades têm sido afetadas, como a Cuauhtémoc Cárdenas, Lancajá Tsetal, Ojo de água, Nuevo Francisco Leon, Joltulijá.

Essas comunidades têm sido vítimas de ameaças, divisões internas, violações da área de produção agrícolas e reservas naturais, e até mesmo agressões físicas fomentadas por representantes do Estado e aplicadas por ex-companheiros ou membros de outras comunidades. (mais…)

Ler Mais

Convocan Primer encuentro internacional de los pueblos guardianes del agua y la Madre Tierra

Guardianes de las lagunas de Cajamarca, abril de 2014. Foto: Celendín Libre
Guardianes de las lagunas de Cajamarca, abril de 2014. Foto: Celendín Libre

Servindi – Los denominados Guardianes de las lagunas amenazadas por el proyecto minero Conga en Cajamarca convocaron para el 4, 5 y 6 de agosto al Primer Encuentro Internacional de los Pueblos Guardianes del Agua y de la Madre Tierra.

El encuentro tendrá lugar en el centro poblado El Tambo del distrito de Bambamarca, provincia de Hualgayoc.

Según da cuenta la invitación, el encuentro tiene como propósito fortalecer las luchas en defensa del agua y la Madre Tierra que se vienen desarrollando en diversas partes del mundo. (mais…)

Ler Mais

Justiça do Rio decreta prisão preventiva de ativistas por formação de quadrilha

Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil 

O juiz da 27ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, recebeu ontem (18) denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e decretou a prisão preventiva de 23 ativistas acusados de formação de quadrilha armada. Os mandados de prisão já foram expedidos.

A decisão atinge Elisa de Quadros Pinto Sanzi, a Sininho, Luiz Carlos Rendeiro Junior, Gabriel da Silva Marinho, Karlayne Moraes da Silva Pinheiro, Eloisa Samy Santiago, Igor Mendes da Silva, Camila Aparecida Rodrigues Jourdan, Igor Pereira D’icarahy, Drean Moraes de Moura Corrêa, Shirlene Feitoza da Fonseca, Leonardo Fortini Baroni Pereira, Emerson Raphael Oliveira da Fonseca, Rafael Rêgo Barros Caruso, Filipe Proença de Carvalho Moraes, Pedro Guilherme Mascarenhas Freire, Felipe Frieb de Carvalho, Pedro Brandão Maia, Bruno de Sousa Vieira Machado, André de Castro Sanchez Basseres, Joseane Maria Araújo de Freitas e Rebeca Martins de Souza.

Eles integram o grupo que teve prisão temporária decretada no sábado (12), durante a Operação Firewall da Polícia Civil, no Rio e em Búzios, na Região dos Lagos. A operação teve o apoio de policiais do Departamento de Investigações Criminais (Deic) do Rio Grande do Sul para a prisão de Elisa Quadros.

Entre os que tiveram a prisão preventiva decretada ontem, 11 tinham sido liberados do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio, na madrugada de anteontem (17). Joseane, Karlayne, Eloisa, Rebeca, Emerson, Rafael, Filipe, Felipe, Pedro, Bruno e Gabriel. (mais…)

Ler Mais

Incêndio na Vila Socó pode ter matado 500

Documentos inéditos revelam que uma tragédia que aconteceu há 30 anos na Baixada Santista pode ter sido a maior já causada por um incêndio no País. Na Vila Socó, em Cubatão, em vez dos 93 mortos registrados oficialmente na época da ditadura militar, o número total de vítimas fatais pode chegar a 508

Band.com.br

O Jornal da Band teve acesso com exclusividade ao processo do caso, que foi desarquivado no fim de maio a pedido da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Em 1984, ano da tragédia, Cubatão era uma área de segurança nacional e 6 mil pessoas moravam em palafitas construídas em um terreno perto de tubulações da Petrobrás, onde foram instalados tubos que transportam até hoje derivados de petróleo.

Naquela época, o governador André Franco Montoro classificou a tragédia como “imprevisível”. Apesar disso, o que houve foi um erro de operação e um vazamento de 700 mil litros de gasolina, sem que nenhum plano de evacuação fosse posto em prática. (mais…)

Ler Mais